Árbitro Márcio Chagas da Silva no Arena SporTV(Foto: Reprodução SporTV)
O volante Arouca e o árbitro Márcio Chagas da Silva foram vítimas de novos casos de racismo nesta semana. O jogador do Santos foi ofendido na partida contra o Mogi Mirim, nesta quinta-feira, pelo Campeonato Paulista. Já o juiz encontrou o seu carro depredado e com duas bananas sobre o veículo, após a partida do Campeonato Gaúcho entre Esportivo e Veranópolis.
Os dois episódios foram debatidos no “Arena SporTV”. A enquete desta sexta-feira trazia a seguinte pergunta: “Os clubes devem ser punidos por casos de racismo dos torcedores?”. As opções de resposta eram “sim, eles também tem responsabilidade” e “não, eles não tem culpa pelas atitudes dos torcedores”.
O resultado da votação foi bastante dividido. Para 50,99% dos espectadores, os times não devem sofrer punições. E para os outros 49,01%, os clubes devem ser penalizados.
A questão é complicada, porém já prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Ainda assim a lei está sujeita a interpretações variadas. Segundo o parágrafo primeiro do artigo 243-G, “caso a infração prevista neste artigo seja praticada simultaneamente por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade de prática desportiva, esta também será punida com a perda do número de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição”.
Os comentaristas que participaram da atração defendem a punição aos clubes como forma de intimidação ao torcedor. Os defensores desta posição acreditam que o infrator se sentirá pressionado a não se manifestar de forma racista se souber que seu time será prejudicado. O comentarista Wagner Vilaron analisou que as equipes estão numa posição muito cômoda e omissa, pois deveriam ter a responsabilidade de identificar os racistas.
O argumento de quem não acha que deve haver a punição é que os clubes não tem como controlar as atitudes da torcida durante as partidas. Além disso, o indivíduo que comete ofensas racistas pode nem ser torcedor do time que será punido.
Arouca e Santos iniciam campanha contra o racismo (Foto: Reprodução / Santos TV)
8985 visitas - Fonte: SporTV News