Aloísio está balançado com possibilidade de jogar no Palmeiras depois da Copa (Foto: Getty Images)
A busca do Palmeiras por um novo centroavante já chegou à China. Aloísio, o Boi Bandido, que fez sucesso no São Paulo ano passado com seus gols e comemorações exóticas com direito a voadoras, já foi consultado sobre o interesse do clube paulista. Ele está no Shandong Luneng, uma das equipes mais ricas do país asiático, mas sua situação não é boa e o Verdão procura um nome para suprir a ausência de Alan Kardec, apresentado nesta terça-feira pelo rival São Paulo.
A negociação seria feita por empréstimo e há a possibilidade de uma liberação sem custos, o que permitiria ao Palmeiras pagar o salário do jogador. Hoje, ele ganha cerca de R$ 20 mil a mais do que Kardec receberia se tivesse aceitado a proposta do presidente Paulo Nobre. No entanto, nenhuma oferta formal ainda foi feita pela diretoria ao atacante. Ele era uma das prioridades de Gilson Kleina, demitido na semana passada. Agora, o próximo técnico terá influência na escolha. No momento, Dorival Júnior é o favorito da diretoria e também do elenco.
A análise é de que o Shandong não dificultaria sua saída. Primeiramente porque a liga local permite quatro vagas para estrangeiros. A diretoria e a comissão técnica avaliam como um erro de planejamento terem ocupado duas dessas vagas para jogadores da mesma posição: Vágner Love e Aloísio. É um atleta caro e que acaba muitas vezes nem entrando em campo. Os outros dois estrangeiros são o argentino Montillo e o volante Júnior Urso.
A campanha do Shandong na Liga dos Campeões asiática foi vexatória. O time foi eliminado na primeira fase e já se criou dúvidas sobre o trabalho do técnico Cuca, que assumiu o comando da equipe no início do ano. Ele foi, inclusive, a ponte usada para consultar Aloísio sobre a possibilidade de voltar ao futebol brasileiro.
O jogador ficou balançado e fez perguntas sobre o Verdão a pessoas próximas. Ele pretende pensar melhor sobre o assunto quando chegar ao Brasil. Faltam três partidas antes da paralisação do campeonato, que só vai reiniciar em julho.
Um fator pode pesar contra a negociação na visão do atleta: Aloísio fez muito sucesso no São Paulo em 2013 e foi decisivo para evitar o rebaixamento da equipe no Campeonato Brasileiro. Tanto que ganhou até camisetas especiais elaboradas pelo departamento de marketing.
O bom início de Henrique, ex-Portuguesa, que fez quatro gols em quatro jogos, não inibe o interesse do Verdão por outro centroavante. Ele havia sido contratado para ser reserva de Alan Kardec, quando a renovação com o artilheiro do ano parecia provável. Além de Aloísio, o clube pensou em Borges, do Cruzeiro, Walter, do Fluminense, e o argentino Lucas Pratto, do Vélez.
Aloísio dá voadora nas costas de Jadson após gol são-paulino (Foto: Ricardo Trida/DIÁRIO DO GDE ABC/Agência Estado)
6270 visitas - Fonte: Globoesporte