Um feito inédito para o Brasil! A arqueira do Palmeiras e da Seleção Brasileira, Sarah Nikitin, juntamente com o também atleta do Brasil, Marcus Vinicius, chegou à final da segunda etapa da Copa do Mundo de Tiro com Arco nas disputas por equipes mistas com o arco recurvo.
Nesta quarta-feira (14), em Medellín, na Colômbia, a dupla derrotou as fortes equipes dos Estados Unidos, Canadá e México e fará a decisão contra a Coreia do Sul no próximo domingo (18).
Os times mistos de cada país são formados a partir da pontuação dos atletas na fase de ranqueamento, realizada nesta quarta (14) – o homem e a mulher que mais pontuam formam o par.
No feminino, entre as 65 competidoras, Sarah ficou na 30ª colocação geral com 638 tentos de 720 possíveis. Já no masculino, seu companheiro foi o 24º melhor dos 85 atiradores, com 662 pontos.
Apuradas as duplas das 20 nações, a brasileira ficou no 11º lugar com 1300 pontos e foi aos mata-matas encarar os sextos colocados Estados Unidos, nas oitavas de final. Na fase eliminatória, avança quem vencer três rounds, com dois disparos de cada atleta. Uma rodada ganha valem dois tentos; empate, um.
E o Brasil despachou os americanos e atuais campeões olímpicos por 5 a 3.
Na sequência, Sarah e Marcus pegaram o Canadá – que passou pela China, terceira melhor posicionada – e venceram pelo mesmo placar.
Nas semifinais, a Seleção Brasileira enfrentou o México, que tinha se ranqueado no segundo lugar e eliminado Guatemala e Itália. Após duas vitórias para cada lado, o duelo foi decidido no round de desempate, quando cada arqueiro faz um tiro. O par de amarelo emplacou 18 a 16 e saiu com o triunfo.
A palmeirense Sarah faz a grande final da categoria contra a maior pontuadora da fase classificatória, a forte equipe da Coreia do Sul, que passou por Chile, Colômbia e Índia até a decisão.
A disputa está marcada para as 15h23 (horário local) – 17h23 de Brasília – do próximo domingo (18) e poderá ser acompanhada ao vivo pelo World Archery TV. Nesta sexta-feira (16), a palestrina participará das eliminatórias por equipes femininas, e o trio brasileiro encara as colombianas nas oitavas.
Palestrina avança até as oitavas nos individuais
Nesta quinta-feira (15), Sarah Nikitin disputou as eliminatórias individuais. Em seu primeiro combate, a atleta do Verdão derrotou a polonesa Adriana Zuranska por 6 a 4.
Sua próxima vítima foi a terceira melhor ranqueada, a sul-coreana Hye Jin Chang – vitória por 6 a 2. Nas oitavas de final, porém, a palmeirense foi superada por 7 a 1 pela russa Natalia Erdynieva.
4281 visitas - Fonte: Site Oficial Palmeiras