Grêmio e Palmeiras se enfrentam neste domingo, às 16h, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), mobilizados por uma reação final antes da paralisação para a Copa do Mundo.
Os dois times se encontram após tropeços recentes e querem uma vitória para garantir tranquilidade durante o período de recesso do Brasileirão.
Depois da fartura, com três vitórias consecutivas, veio a turbulência. Nas duas últimas rodadas, o Grêmio teve rendimento abaixo do esperado. Foi assim na derrota por 1 a 0 contra o São Paulo e também no empate sem gols com o Sport.
Por isso, diretoria e comissão técnica querem a vitória. Fora do G-4, mas a apenas dois pontos do líder Cruzeiro, o Tricolor busca o resultado para se aproximar do grupo de cima da tabela.
Na despedida do técnico interino Alberto Valentim, o Verdão também precisa vencer para brecar a sequência de duas derrotas recentes. O objetivo é deixar o time, atualmente nono colocado, com 12 pontos, na melhor posição para o argentino Ricardo Gareca assumir definitivamente, a partir do dia 13 de junho.
A partida também vai marcar o reencontro de Barcos, centroavante do Grêmio, com o Palmeiras, time pelo qual fez sucesso principalmente no ano de 2012.
A polêmica transferência do argentino rendeu uma troca confusa entre os clubes, até hoje questionada por torcedores alviverdes, e forte rejeição dos palmeirenses.
Pelo clube gaúcho, o Pirata vive momento de cobranças e críticas, mesmo sendo o artilheiro da temporada, com 17 gols. Ele não balança as redes há quatro partidas e foi um dos principais questionados após a queda na Libertadores.
O árbitro Jailson Macedo Freitas apita a partida, auxiliado por Alessandro Rocha de Matos e Adson Marcio Lopes Leal. A TV Globo transmite a partida ao vivo para os estados de SP, SC (Chapecó e Joaçaba), PR, MG (Belo Horizonte, Uberlândia e Ituiutaba), com Cleber Machado, Roger Flores e Leonardo Gaciba. O Premiere também mostra o jogo para todo o Brasil, com Luis Alano e Mario Marcos. O GloboEsporte.com acompanha todos os lances, em Tempo Real e com vídeos exclusivos, a partir das 15h30. O jogo é válido pela nona rodada do Brasileirão.
As escalações
Grêmio: o técnico Enderson Moreira conta com uma dúvida. Sem Bressan, lesionado, Rhodolfo deverá reassumir a posição. Mas pela falta de ritmo, Saimon também tem chance de ser utilizado na zaga. Já na lateral esquerda, Marquinhos deverá realizar a primeira partida pela equipe tricolor. A tendência é de que o Grêmio seja escalado com: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo (Saimon) e Marquinhos; Edinho, Ramiro, Rodriguinho, Alan Ruíz e Dudu; Barcos.
Palmeiras: Alberto Valentim não definiu o substituto de Wesley, mas existe a possibilidade de Wellington ganhar o seu lugar. Assim, Marcelo Oliveira voltaria a ser volante e o time jogaria da seguinte forma: Fábio; Wendel, Lúcio, Wellington e William Matheus; Renato, Marcelo Oliveira, Marquinhos Gabriel e Felipe Menezes; Diogo e Henrique.
Quem esta fora
Grêmio: Enderson Moreira tem cinco desfalques. O zagueiro Bressan, com lesão muscular, e o volante Riveros, que rompeu o ligamento do joelho direito, seguem em recuperação no departamento médico. Pedro Geromel voltou a treinar com bola nesta sexta-feira, mas ainda está sem ritmo de jogo. Com a seleção brasileira sub-20 no Torneio de Toulon, o meia Luan segue fora, assim como o lateral-esquerdo Breno, que integra a seleção sub-19 que viaja à Ásia para o Panda Cup.
Palmeiras: Mendieta, com torção no tornozelo direito, Valdivia e Eguren, nas seleções de Chile e Uruguai, respectivamente, Leandro, com a seleção brasileira sub-21, Fernando Prass, com fratura no cotovelo direito, Wesley, suspenso, e Juninho, que pediu para não jogar e está à procura de um novo clube.
Pendurados
Grêmio: Barcos, Dudu e Pará.
Palmeiras: Henrique, Josimar, Lúcio e Wesley
O Árbitro
Jailson Macedo Freitas (BA)
5652 visitas - Fonte: GE
O Palmeiras vai se recuperar com o Gareca no comando...