A Copa do Brasil 2014 começa esta semana para os clubes paulistas. Oito vezes campeão – Corinthians (3), Palmeiras (2), Santos, Santo André e Paulista – o futebol paulista terá 10 representantes entre os 89 clubes. Com ranking nacional mais elevado que seus adversários, nove farão o primeiro jogo fora de casa e somente o São Bernardo estreará diante de sua torcida.
Os primeiros a entrar em campo são Palmeiras, São Paulo, Ponte Preta e Grêmio Barueri, que estreiam nesta quarta-feira (12). Campeão em 2012 e 1998, o Palmeiras disputa o torneio empolgado por estar no ano de seu centenário. Fora da competição no ano passado, o São Paulo volta à disputa em busca de um título inédito.
Eliminada antes da fase de oitavas de final em 2013, a Ponte Preta se apoia na excelente campanha na Copa Sul-Americana para ir mais longe neste ano. Já o Grêmio Barueri, que não vive boa fase e está na zona de rebaixamento da Série A2, participará do torneio nacional pela terceira vez.
Campeão e vice do Paulistão Chevrolet 2013, os alvinegros Corinthians e Santos querem usar o torneio como trampolim para a Copa Libertadores. Com três títulos, o Corinthians terá no banco de reservas Mano Menezes, o mesmo técnico da última conquista, em 2009. Campeão em 2010 com a geração de Ganso e Neymar, o Santos agora aposta em Gabriel e Geuvânio para brilhar novamente na competição.
Campeão da Copa Paulista 2013, o São Bernardo participará pela segunda vez consecutiva do torneio. Curiosamente, o sorteio colocou o time do ABC frente a frente com o Paraná, mesmo adversário que o São Bernardo eliminou na primeira fase de 2013.
A tradicional Portuguesa conseguiu sua classificação ao ser campeã da Série A2. Mesmo com muitas participações – esta será a 13ª – a Lusa jamais conseguiu avançar além das oitavas de final. Mesma situação vive o Guarani, que fará sua 16ª aparição e também nunca figurou entre os oito melhores. Assim como o Guarani, o Bragantino entrou pelo Ranking Nacional de Clubes da CBF e fará sua quarta participação, tentando uma classificação inédita para as oitavas.
Confira os confrontos dos paulistas na primeira fase:
Vilhena-RO x Palmeiras
Goianésia-GO x Grêmio Barueri
Náutico-RR x Ponte Preta
CSA-AL x São Paulo
Bahia de Feira-BA x Corinthians
São Bernardo x Paraná-PR
Potiguar de Mossoró-RN x Portuguesa
Santa Rita-AL x Guarani
Lajeadense-RS x Bragantino
Mixto-MT x Santos
*Os times que jogam a primeira partida fora de casa podem eliminar o jogo de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença.
6270 visitas - Fonte: Federação Paulista