Alberto Valentim comandou o Palmeiras em sete partidas (Foto: Felipe Zito)
Alberto Valentim encerrou sua passagem como técnico interino do Palmeiras diante do Grêmio, no empate sem gols do último domingo. E o saldo foi positivo na sua própria avaliação.
Após sete partidas, ele deixa o Verdão com 61% de aproveitamento dos pontos (veja todos os números abaixo), na terceira fase da Copa do Brasil e ocupando a 10ª colocação do Brasileirão (13 pontos).
Agora, ele entregará o bastão para Ricardo Gareca, que assumirá definitivamente no dia 13 de julho, depois da folga durante a paralisação para a Copa do Mundo.
O argentino terá pela frente ambiente bem mais favorável do que o encontrado por Valentim, responsável por encerrar a crise no time após a demissão de Gilson Kleina.
- Agora o Ricardo vai encontrar um time que ele está conhecendo melhor e vai conhecer ainda mais nessa parada. Os caras estão querendo muito e isso é importante. A entrega deles é impressionante.
Isso é evidente e não pode passar despercebido. Particularmente foi um período muito importante, porque tive uma sequência maior. Para mim foi muito bom e para o Palmeiras também. Passamos de fase na Copa do Brasil e melhoramos na classificação (do Brasileirão) - disse Valentim.
Desde que assinou com o Palmeiras, no dia 21 de maio, Gareca passou a observar jogos ao vivo e por vídeos para conhecer melhor o elenco.
O argentino identificou a necessidade de contratação de reforços. Tanto que o clube negocia as transferências do zagueiro Fernando Tobio e do centroavante Lucas Pratto, ambos do Vélez Sarsfield, ex-time do treinador, para atender os seus pedidos. Outra prioridade é acertar com um novo lateral-direito.
- Nós conversamos muito principalmente depois da primeira vez que ele viu o time. Ele gostou muito da aplicação e da entrega do time.
E eu já tinha falado para os jogadores que precisávamos melhorar o nosso jogo, na posse, porque na parte defensiva nós demos um salto muito grande. Vamos fazer isso também com a posse de bola e com a qualidade do nosso jogo - finalizou.
O Verdão dividiu o período durante a paralisação para a Copa do Mundo em quatro partes. Na primeira, os jogadores folgam a partir desta segunda-feira até o dia 12.
Depois, retomam as atividades sob o comando de Gareca de 13 a 22 de junho na Academia de Futebol, viajam para a cidade de Atibaia, no interior paulista, onde permanecem de 23 a 2 de julho, e encerram a preparação novamente no CT alviverde, de 3 a 15 de julho.
O primeiro jogo de Gareca à frente do Verdão será no dia 16 de julho, no clássico contra o Santos, fora de casa. Até lá, o elenco alviverde deve sofrer mudanças, pois Juninho e Bruno estão procurando clubes e devem sair.
Valdivia tem chances de ser vendido após a Copa do Mundo, e Wesley negocia sua renovação contratual.
Confira o desempenho do Palmeiras sob o comando de Alberto Valentim
Jogos: 7
Vitórias: 4
Derrotas: 2
Empates: 1
Aproveitamento: 61%
Gols marcados: 7
Gols sofridos: 4
7035 visitas - Fonte: GE