No encerramento da Copa das Confederações houve protesto no gramado (Foto: Dhavid Normando/Futura Press)
Para cada minuto de apresentação, a Fifa estima cerca de 20 horas de preparação artística por cada minuto de espetáculo e um total de 84 horas de ensaio para que tudo saia conforme planejado. No elenco, que se apresentará de forma voluntária, há ginastas acrobatas e de trampolim, capoeiristas e pernas-de-pau.
- A cerimônia de abertura é uma homenagem ao Brasil e aos seus tesouros: a natureza, as pessoas e o futebol. É espetacular a emoção aqui, todos estão motivados. Às vezes têm o cansaço, o calor, as repetições, mas todos mantêm o sorriso no rosto. É impressionante - disse a diretora artística ao site oficial da Fifa.
Cada um dos tesouros será representado por personagens e adereços, sendo o principal a bola “viva”. A cerimônia está marcada para 15h15, menos de duas horas antes do início da partida entre Brasil e Croácia, o que fez o cuidado com o gramado se tornar um ponto chave no planejamento da cerimônia. O site da Fifa informa que todos os elementos da cenografia foram testados com o acompanhamento de um especialista em gramados. Os objetos foram colocados na grama por quatro horas, e a umidade e a reação do campo foram medidas antes e depois do teste, durante quatro dias.
Diretora executiva de planejamento e suporte a operações do Comitê Organizador Local (COL), Joana Havelange explicou que o fato de a apresentação acontecer à tarde trouxe restrições.
- Como a cerimônia é durante o dia, não podemos usar muita iluminação ou fogos de artifício. No gramado, nada de elementos pontiagudos ou muito pesados. Por isso, o nosso show vai ser muito focado na expressão dos bailarinos, cenografia, nas coreografias, fantasias e na trilha sonora, que ficou muito bonita e levou dois meses e meio para ser composta.
Em 2013, na cerimônia de abertura da Copa das Confederações, houve problemas. Um casal conseguiu driblar a segurança e protestou no gramado, durante a apresentação. Eles conseguiram mostrar uma faixa de protesto, apesar do material ter sido rapidamente retirado por seguranças. A faixa pedia "imediata anulação da privatização do Maracanã".
3390 visitas - Fonte: Globoesporte