Para Jara, baixa estatura do time chileno não incomoda os jogadores (Foto: Reuters)
O fato de ter a seleção com menor média de altura entre os 32 participantes da Copa do Mundo não incomoda o zagueiro chileno Gonzalo Jara. Com 1,76m de altura, em média, o Chile está quase 10cm abaixo da Alemanha, que, com 1,85m, é o time mais alto.
Para o defensor do Nottingham Forest-ING, que tem 1,78m, muito mais importante que a estatura é o tempo de bola na hora da marcação.
- Sempre se fala sobre o tema da altura. Não tínhamos defensores com toda a altura que temos agora. Altura é um tema menos importante que tempo de bola e distância do atacante. Eu jogo numa liga que me faz marcar jogadores muito altos todo final de semana. Não é um tema que me complique.
Outro fator valorizado pelo zagueiro Jara, em detrimento à altura, é a experiência do time. Com média de idade de 27,4 anos, o Chile é uma equipe que tem no conjunto seu ponto forte e, para o zagueiro, a união dos jogadores também deve fazer a diferença para o sucesso da seleção chilena na Copa do Mundo.
- Obviamente estamos muito mais preparados, com mais experiência. Temos jogadores que estão em grandes equipes. Pessoalmente, vou crescendo, tomando experiência.
Creio que o mais importante é crescer no aspecto grupal. Não há dúvida que o ponto forte do Chile é o grupo. Pode brilhar Alexis, Arturo ou outro qualquer. Creio que é mais importante privilegiar a equipe que o pessoal.
A estreia do Chile na Copa do Mundo é dia 13, às 19h (de Brasília), contra a Austrália, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Os chilenos estão no Grupo B, que ainda tem as seleções da Espanha e da Holanda.
5484 visitas - Fonte: GE