Colômbia, Grécia e Costa do Marfim: estes serão os adversários da seleção japonesa na disputa da Copa do Mundo 2014. A estreia dos japoneses será neste sábado (14), ante os africanos, na Arena Pernambuco, em Recife. Em quatro classificações ao Mundial, passaram também pelo caminho do país oriental os selecionados da Argentina, Croácia (duas vezes), Jamaica, Bélgica, Rússia, Tunísia, Turquia, Austrália, Brasil, Camarões, Holanda, Dinamarca e Paraguai. Dezesseis equipes diferentes.
Além da variedade de seleções que já enfrentou ao longo da história, o escrete japonês poderá reencontrar no Brasil um velho conhecido: o Palmeiras. Com um retrospecto iniciado em 1967 e com seu último capítulo, por enquanto, em 1989, o Verdão já encarou o Japão em sete oportunidades – foram cinco vitórias palestrinas, um empate e apenas um revés.
Logo após se sagrar campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Brasileirão) de 1967, o Palmeiras embarcou rumo à Ásia para disputar o Torneio Brasil-Japão. Foram três partidas na competição. O Verdão venceu o primeiro duelo contra a seleção japonesa pré-olímpica por 1 a 0, perdeu o seguinte por 2 a 1, desta vez para o time principal do país, e, na partida de desempate, novo triunfo palestrino: 2 a 0 e mais um título na sala de troféus palmeirense.
O Verdão recebeu no mesmo ano, no estádio do Pacaembu, o time japonês pré-olímpico. Com o time liderado por Ademir da Guia, o Palmeiras venceu mais um duelo com o Japão, desta vez por 1 a 0 e em caráter amistoso.
Os times só voltariam a se enfrentar 11 anos depois, em 1978, pela Copa Kirin: empate por 1 a 1. Em 1986, novamente disputando a Copa Kirin, o Palmeiras enfrentou, além da seleção japonesa,a Argélia e o Werder Bremen, da Alemanha. Com três vitórias (2 a 1 sobre o Japão, 4 a 2 contra os argelinose 4 a 0 ante os alemães), o Alviverde sagrou-se campeão.
Em 1989, o último jogo, por ora, entre Palmeiras e seleção japonesa. Novamente no estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Verdão venceu o Japão por 1 a 0. Com gol de Gaúcho, o Alviverde foi a campo com Zetti; Édson, Toninho (Paulinho Carioca), Murilo e Abelardo (Dida); Celso Gomes, Heraldo, Edu Manga (Bandeira) e Careca; Mauricinho e Gaúcho.
3444 visitas - Fonte: Site Oficial