Logo após o fim da participação holandesa na Copa do Mundo, Louis Van Gaal iniciará seu trabalho como técnico do Manchester United, e é possível que aproveite o duelo contra o Chile, nesta segunda-feira, em Itaquera, para apontar nomes que podem reforçar a equipe inglesa. O treinador é fã de boa parte dos seus oponentes nesta tarde.
A imprensa holandesa está certa de que, caso o time sul-americano corresponda às expectativas de dificuldades previstas por Van Gaal, algum deles deve ser procurado pelo clube vermelho de Manchester.
Até mesmo Valdivia é alvo de elogios, embora o ainda jogador do Palmeiras seja considerado uma opção pouco interessante por já ter 30 anos de idade e um histórico de contusões.
Os colegas do meia, contudo, despertam admiração no treinador holandês. Van Gaal se baseou na vitória chilena por 2 a 0 sobre a Inglaterra, em amistoso em novembro, em Londres, e na derrota por 1 a 0 para a Alemanha, em março, em Stuttgart, para definir o rival sul-americano como um rival que merecia mais temor na fase de grupos da Copa do que a Espanha, atual campeã mundial.
“Eles foram capazes de jogar bem contra Alemanha e Inglaterra. Mesmo quando perderam da Alemanha, mostraram ser um time que dá gosto de assistir.
São realmente muito dedicados, mantendo um padrão de alto nível há meses”, elogiou Van Gaal, convencido pela aplicação tática dos comandados de Jorge Sampaoli.
“Os jogadores do Chile pressionam a saída de bola por 90 minutos como poucos times conseguem fazer, cobrindo o campo todo sem focar um jogador, mas marcando a posição.
E contam com um ataque fantástico, muito criativo. É uma grande equipe, com jogadores que se completam”, apontou, mostrando-se fã de alguém que não poderá contratar: o próprio Sampaoli.
“O técnico do Chile é maravilhoso, deixa seus jogadores atuarem de forma fanática e muito ofensiva.
Sei que se inspira no Marcelo Bielsa, que passou muito tempo trabalhando na Europa e a qualidade do Chile tem a ver com ele, que escolhe os jogadores que vão executar o seu sistema”, analisou.
15972 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva