Mapa de calor do goleiro Neuer contra Argélia (Reprodução)
A atuação do goleiro alemão Neuer chamou muita atenção de quem esteve no Beira-Rio nesta segunda. O camisa 1 jogou quase o tempo inteiro adiantado e saiu várias vezes da área. Não apenas para interceptar contra-ataques argelinos como para receber bolas dos zagueiros e iniciar as jogadas da equipe, como se fosse um líbero. O termo foi o mesmo usado pelo técnico Joaquim Löw na análise do desempenho do atleta.
– O Neuer foi extraordinário. Não ficou na linha de meta, como o goleiro pode fazer. Participou da partida, fez lançamentos que provocaram ataques perigosos. Foi um líbero e ainda nos salvou desses atacantes rapidíssimos da Argélia.
O mapa de calor acima ilustra com clareza como o goleiro da seleção alemã esteve presente além da área.
Mas não foi apenas o goleiro da Alemanha que teve destaque no jogo. O dono da posição na Argélia, M'Bolhi, foi eleito o melhor atleta em campo na votação da Fifa. Com defesas difíceis, em especial no segundo tempo, ele foi o principal responsável pelo fato de a definição do classificado só ter saído na prorrogação.
Ironicamente, ele era muito contestado no país pelos jornalistas locais e deu sua resposta.
– Não tem segredo (ter esse bom desempenho). É o trabalho, o esforço. O técnico faz suas escolhas e damos a resposta em campo.
4698 visitas - Fonte: LanceNet!