[COPA 2014] Método que apontava hexa do Brasil muda e Argentina vira favorita

3/7/2014 14:35

[COPA 2014] Método que apontava hexa do Brasil muda e Argentina vira favorita

Modelo de pesquisa desenvolvido por professores da USP e UFSCar, que acertou campeão em 2010, deixa seleção hermana mais perto do tricampeonato mundial

[COPA 2014] Método que apontava hexa do Brasil muda e Argentina vira favorita

Suzuki diz que caminho da Argentina até a final explica vantagem sobre o Brasil em pesquisa (Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)



Antes de começar a Copa do Mundo, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), apontava o Brasil como favorito à conquista do título mundial. Os estudiosos chegaram a essa conclusão usando técnicas de estatísticas para avaliar probabilidades de resultados de todas as partidas, com base em informações obtidas em dezoito sites de apostas da Europa.



Mas, após as partidas válidas pela primeira fase e oitavas de final da competição, de acordo com o modelo desenvolvido pelos pesquisadores, o troféu de campeão trocou de mãos, passando de Thiago Silva para o capitão da seleção hermana, Lionel Messi.



- Nosso modelo indicou uma pequena alteração para a Argentina, que tem agora uma pequena vantagem, pelo fato de o Brasil ter empatado um jogo na primeira fase, enquanto a Argentina ganhou os três. Além disso, outro fator importante é a trajetória da Argentina na segunda fase, já que o caminho dela até a final está mais tranquilo que o do Brasil (o Brasil pega a Colômbia nas quartas e Alemanha ou França na semi, enquanto a Argentina encara a Bélgica nas quartas e Holanda ou Costa Rica na semi) - explicou um dos pesquisadores responsáveis pelo projeto, o professor do ICMC da USP, Adriano Suzuki.



No atual quadro, a Argentina aparece com 24,16% de chances de ser a campeã, contra 20,89% do Brasil e 15,18% da Alemanha, possível adversário da seleção de Felipão na semifinal.





Pesquisa aponta Argentina com mais chances de título do que adversários (Foto: Divulgação/ICMC/USP)



Para se ter uma ideia da seriedade da pesquisa, na última edição da Copa do Mundo o modelo adotado pelos pesquisadores acertou os finalistas e o campeão do torneio.



- Em 2010, as pessoas criticaram muita nossa pesquisa porque apontamos Espanha e Holanda, equipes nunca antes campeãs mundiais, como as grandes favoritas. Depois que acertamos, acho que as pessoas começaram a acreditar nas nossas previsões - disse Luis Ernesto Bueno Salazar, mais um dos pesquisadores envolvido no projeto.



Chances de título das oito seleções classificadas para as oitavas de final:



Argentina: 24,16%

Brasil: 20,89%

Alemanha: 15,18%

Bélgica: 9,23%

França: 9,06%

Holanda: 6,87%

Colômbia: 5,75%

Costa Rica: 0,43%





Nas oitavas, pesquisa errou apenas resultado de Grécia e Costa Rica (Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)









6075 visitas - Fonte: Globoesporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Qua - 21:30 - Governador Magalhães Pinto -
X
Cruzeiro
Palmeiras

Brasileiro

Ter - 21:30 - Allianz Parque
1 X 3
Palmeiras
Botafogo