Cereto vê oficialização do Mundial nos 100 anos do Palmeiras como especial

13/8/2014 13:04

Cereto vê oficialização do Mundial nos 100 anos do Palmeiras como especial

Comentarista destaca luta do clube alviverde pelo reconhecimento da Copa Rio de 1951. Guilherme Fiuza lamenta o esquecimento da competição

Cereto vê oficialização do Mundial nos 100 anos do Palmeiras como especial

Na época, Gazeta Esportiva estampou o título do Palmeiras na Copa Rio de 1951 (Foto: Reprodução SporTV)



Presidente da Fifa, Joseph Blatter disse no último fim de semana que o título do Palmeiras na Copa Rio de 1951 era considerado uma conquista mundial. A entidade, porém, separa os campeões de torneios que não organizou dos que venceram as competições criadas por ela, que começaram a ser disputados nos anos 2000.



Comentarista do SporTV, Carlos Cereto elogiou a luta do Alviverde pela validação da conquista e garantiu que o reconhecimento em 2014 terá um sabor especial por ser o ano do centenário do clube.



- Se assim que o torneio era tratado e se existia o sabor de título mundial, nada mais justo do Palmeiras conseguir a chancela de campeão mundial. É o time paulista que ainda não tem esse título. São Paulo, Santos e Corinthians já conquistaram os títulos mundiais em outros modelos e formatos. Então nada mais justo, se era esse o sabor na época de conquista mundial, já que esse torneio era disputado por grandes equipes do futebol mundial. Na mais justo o Palmeiras ter o reconhecimento e no ano do centenário será um presente ainda mais interessante e um sabor ainda mais especial - disse ao "Redação SporTV".



A luta pelo reconhecimento do título mundial do Palmeiras começou em 1999, quando um grupo de historiadores torcedores do clube começaram a procurar documentos para comprovar a validade da competição. Ciente disse, o clube encampou o projeto e foi atrás da Fifa. O troféu de campeão foi entregue pelo então presidente da entidade Jules Rimet, no Maracanã. Colunista da "Revista Época", Guilherme Fiuza lamentou o fato do título não ter um reconhecimento e ter sido "esquecido" por tanto tempo.

- É incrível como um fato histórico pode ter ficado submerso.



Qual o motivo de não existir esse status em torno do título mundial do Palmeiras?



A Copa Rio de 1951 foi disputada por oito clubes: Áustria Viena, Estrela Vermelha (antiga Iugoslávia), Juventus (Itália), Nacional (Uruguai), Nice (França), Sporting (Portugal), Vasco e o próprio Palmeiras. O Verdão decidiu o título contra o Juventus. No primeiro jogo, venceu por 1 a 0, no Pacaembu, e na segunda partida, no Maracanã, empatou por 2 a 2, resultado que confirmou a taça.







5253 visitas - Fonte: Sportv

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Ter - 21:00 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Portuguesa

Brasileiro

Dom - 16:00 - Allianz Parque
0 X 1
Palmeiras
Fluminense