Elias, Giuliano, Cristaldo, Diego Souza movimentaram a atual janela de transferências
A janela de transferências internacionais para atletas que atuam no exterior se encerrará precisamente às 23h59 da noite desta quarta-feira. O clube que contratou jogadores de fora do país e os registrou – a Diretoria de Registro e Transferência da CBF fez plantão – pode celebrar. Já quem não efetivou a tão sonhada contratação ainda nutre esperanças (confira a explicação do advogado Eduardo Carlezzo, membro da Academia LANCE!, abaixo).
Entre os 12 grandes clubes do futebol brasileiro mais o Sport, o destaque desta reta final de janela, foram 25 contratações de atletas cujos direitos econômicos eram ou são de clubes de fora.
Buscar atletas em países da América do Sul, Europa ou Oriente Médio ou que pertenciam a clubes de fora do exterior, casos de Alan Kardec e Fernandinho – estavam emprestados a Palmeiras e Atlético-MG, respectivamente – passou a ser meta ainda em abril. Foram os casos de Elias e Kardec. Eles só puderam atuar após a Copa do Mundo, com a abertura da janela encerrada ontem.
Alguns clubes chamaram a atenção nesta janela. O Palmeiras, ao oficializar o atacante Cristaldo, então no Metalist (UCR), chegou a quatro contratações para a sequência do ano. E todas vieram de fora. A lista é completada com Tobio e Allione, ambos ex-Vélez Sarsfield (ARG), e Mouche, ex-Kayserispor (TUR).
O Grêmio se destaca por contar com o jogador mais caro: Giuliano. Ele chegou após o clube, com auxílio de um investidor, desembolsar R$ 15 milhões ao Dnipro (UCR). Já o Atlético-MG, que contava apenas com Maicosuel, fechou com Rafael Carioca e Douglas Santos, emprestados por Spartak Moscou (RUS) e Udinese (ITA), respectivamente. E quem roubou a cena nos últimos dias foi... o Sport! O Leão fechou com Diego Souza, então no Metalist (UCR) e Ibson, ex-Bologna (ITA).
COM A PALAVRA
Eduardo Carlezzo, advogado e integrante da Academia LANCE!
Neste dia 13 de agosto se encerra o prazo para que clubes brasileiros contratem atletas que estejam registrados por clubes estrangeiros. Como regra geral quem não conseguir registrar agora apenas poderá em janeiro de 2015. A exceção são os atletas que ao atuarem por clubes estrangeiros tenham tido seus contratos encerrados até o dia 13. A estes atletas "sem clube" é dada a possibilidade de serem registrados por clubes locais a partir da mencionada data. O prazo final para registro de jogadores na série A do Brasileirão é 3 de outubro. Depois desta data nenhum jogador, seja ele proveniente de uma transferência nacional ou internacional, poderá ser registrado.
AS PRINCIPAIS CONTRATAÇÕES FEITAS NA JANELA DE TRANSFERÊNCIAS
*
ATLÉTICO-MG
Douglas Santos (LE, Udinese-ITA), Rafael Carioca (Spartak Moscou-RUS) e Maicosuel (M, Udinese-ITA)
CORINTHIANS
Anderson Martins (Z, Al-Jaish-QAT), Elias (V, Sporting-POR), Gustavo Viea (V, Rubio Ñú-PAR) e Ángel Romero (A, Cerro Porteño-PAR)
FLAMENGO
Canteros (V, Vélez Sarsfield (ARG) e Eduardo da Silva (A, sem clube. Estava no Shakhtar Donetsk-UCR)
FLUMINENSE
Henrique (Z, Bordeaux-FRA)
GRÊMIO
Matías Rodriguez (LD, Sampdoria-ITA), Giuliano (M/A, Dnipro-UCR) e Fernandinho (A, Al-Jazira-EAU)
INTERNACIONAL
Martín Luque (A, Colón-ARG)
PALMEIRAS
Tobio (Z, Vélez Sarsfield (ARG), Allione (M, Vélez Sarsfield (ARG), Mouche (A, Kayserispor (TUR) e Cristaldo (A, Metalist-UCR)
SANTOS
Robinho (A, Santos)
SÃO PAULO
Michel Bastos (LE/M, Al Ain (EAU), Kaká (M, Orlando City-EUA) e Alan Kardec (A, Benfica-POR)
SPORT
Ibson (M, Bologna-ITA) e Diego Souza (M, Metalist-UCR)
VASCO
Rafael Copetti (G, Benfica-POR)
*Willian e Aránguiz, joagdores de Cruzeiro e Internacional, respectivamente, não entraram nesta lista. Ambos já estavam, por empréstimo, em seus atuais clubes. Já Rogério, reforço do Botafogo, também não consta entre esses 25 atletas. Ele havia retornado ao Náutico após o seu empréstimo com o Al Dhafra-EAU ter se encerrado em maio.
5538 visitas - Fonte: LanceNet!