Prestes a completar 100 anos de história, o Palmeiras irá encarar neste sábado (23) o Coritiba, no estádio do Pacaembu, na última partida antes de chegar a um século de vida. O duelo, válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcará o encontro de número 52 entre os dois times – o retrospecto de confrontos é favorável ao Verdão, que soma 20 vitórias, tem 15 reveses e 16 empates.
O campo municipal, palco do jogo deste final de semana, já recebeu o embate em dez oportunidades. Na primeira delas, justamente a partida de inauguração do estádio, em 1940, o Palmeiras venceu o jogo por 6 a 2, com dois gols de Echevarrieta. No Pacaembu, o Verdão tem seis vitórias, contra apenas duas derrotas e dois resultados iguais.
A competição que tem mais registros do duelo é o Campeonato Brasileiro. Foram ao todo 35 encontros, com 13 triunfos palestrinos, 11 empates e 11 vitórias do time paranaense. O Palmeiras marcou 41 gols e teve sua rede balançada em 32 oportunidades.
Recentemente, os dois clubes se encontraram na final da Copa do Brasil 2012 e o Verdão sagrou-se bicampeão da competição nacional. Após vitória por 2 a 0 na partida de ida, em solo paulista, os times empataram em Curitiba e o time palestrino, então comandado por Luiz Felipe Scolari, levou o troféu para São Paulo.
O último jogo entre as equipes aconteceu também em 2012, mas em partida válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. O time do sul do país venceu o jogo por 1 a 0, na cidade de Araraquara. Com o técnico Gilson Kleina no banco de reservas, o Palmeiras foi a campo com Bruno; Correa, Thiago Heleno, Mauricio Ramos, Henrique (Daniel Carvalho) e Leandro; João Denoni, Marcos Assunção e Tiago Real (Vinicius); Obina e Luan (Maikon Leite).
Em 2004, há 10 anos, o Verdão superou o Coritiba por 2 a 0.
3192 visitas - Fonte: Site Oficial