O primeiro goleiro do Palestra Itália disputou apenas um jogo com a camisa do alviverde, não sofreu nenhum gol e, assim como o primeiro adversário, o Savoia, também era sorocabano: era José Stilitano, o primeiro nome de uma lendária escola de arqueiros alviverdes.
Filho de um casal de imigrantes italianos, José e Isabel, José Stilitano nasceu em Sorocaba, a 90 km de São Paulo, no dia 16 de setembro de 1897. Anos mais tarde, mudou-se para São Paulo, onde fora estudar medicina, e ali teve os primeiros contatos com o futebol. A prática esportiva era bastante difundida entre estudantes das faculdades paulistas.
– Meu tio teve contato com Charles Miller, que jogava no SPAC, o São Paulo Athletic Club, e era goleiro do Paulistano. Foi quando surgiu o convite para que fizesse um jogo pelo Palestra – recorda-se Isa Stilitano, de 95 anos, sobrinha do ex-goleiro.
A família Stilitano não guarda mais informações sobre o convite que Stilitano recebeu para defender o Palestra naquele 24 de janeiro de 1915, no subdistrito de Votorantim.
Mas acredita que o arqueiro possa ter sido escolhido por duas razões que vão além das aparições como goleiro na capital: sua origem italiana e a residência sorocabana, lhe valendo a função de um "guia" da delegação palestrina na viagem de 110 km pela Estrada de Ferro Sorocabana entre a capital e a cidade interiorana.
Após a vitória do Palestra por 2 a 0 sobre o Savóia, Stilitano voltou a jogar no Paulistano, onde foi campeão paulista de 1916. Formado em medicina, retornou a Sorocaba, mas não abandonou o futebol: foi goleiro e presidente do Esporte Clube São Bento.
E em 25 de fevereiro de 1934 se reencontrou com o time cuja primeira página ajudou a escrever, no jogo festivo da inauguração do Estádio da Rua dos Morros (atual Estádio Humberto Reale), entre São Bento e o segundo quadro do Palestra Itália.
O pioneiro Palestra Itália antes do jogo contra o Savoia, em Votorantim (Foto: Arquivo pessoal / Gerson Júnior)
O duelo terminou em 2 a 2. Naquela ocasião, Stilitano ocupava o posto de presidente do clube sorocabano.
José Stilitano morreu com 83 anos, na madrugada do dia 20 de março de 1981, em Sorocaba.
Savóia 0 x 2 Palestra Itália
Campo dos Castelões (CA Savoia), em Votorantim- 24 de janeiro de 1915
Savóia: Colbert; Dindino e Silvestrini; Gigi, Zecchi e Fredrich; Imparato, Cardoso, Ferreira II, Imparatinho e Pinho.
Palestra: Stilitano; Bonato e Fúlvio; Police, Bianco e Vale; Cavinatto, Américo, Alegretti, Amílcar e Ferré
São Bento 2 x 2 Palestra Itália (segundo quadro)
Estádio da Rua dos Morros (EC São Bento), em Sorocaba - 25 de fevereiro de 1934
São Bento: Jurandyr, Vianna, Justino, Quidico, Roque, Caveirão (Reginato), Buena, Dias, Paula, Roquinho e Luz.
Palestra Itália: Nascimento, Campos, Narciso (Garcia), Del Popolo, Davi, Zico, Vasio, Sandro, Baroldi, Vicente e Rolando.
7764 visitas - Fonte: Ge