100 anos de Palmeiras: De 1994 a 2003, coleção de títulos e o auge do Santo

26/8/2014 16:48

100 anos de Palmeiras: De 1994 a 2003, coleção de títulos e o auge do Santo

Consagração no cenário nacional, ataque dos cem gols, conquista da Libertadores, queda e retorno à elite. A década com mais altos do que baixos

100 anos de Palmeiras: De 1994 a 2003, coleção de títulos e o auge do Santo

Marcos, um dos maiores ídolos da história do Palmeiras (Foto: Arte LANCE!)



Em 1993 o Palmeiras voltou a fazer o seu torcedor comemorar títulos. E a partir do ano seguinte o deixou mal acostumado com tantas taças.



O Verdão repetiu a dose com o bi do estadual e nacional, mas foi em 1996, também sob o comando de Vanderlei Luxemburgo que encantou de vez. Foram 102 gols no Paulistão, o maior desempenho da era profissional. O grande esquadrão, porém, parou nas mãos de Dida na decisão da Copa do Brasil contra o Cruzeiro. Uma pena para um dos maiores elencos da história do futebol brasileiro.



Mas se faltou um título nacional em 1996, após a chegada de Felipão o cenário se mostrava totalmente a favor. O Brasileiro de 1997 deu mostras que coisas boas estavam por vir e nem mesmo o vice-campeonato do Brasileirão fez o torcedor ficar desconfiado. Muito pelo contrário.



A tão sonhada caminhada pela conquista da América se desenhava pelos pés de Oséas no chute improvável no frio Morumbi contra o Cruzeiro. Revanche dois anos depois e a primeira Copa do Brasil na galeria.



Os mineiros ainda seriam vítimas novamente na final da Mercosul, no vestibular para a América.





A conquista inédita veio de maneira incontestável. Ficaram pelo caminho o então campeão Vasco, o rival Corinthians e o River Plate. Além do troféu, o torcedor começou a ser também devoto de São Marcos.



O camisa 12 ganhou a titularidade no meio da competição e foi um dos responsáveis pelo título. A Academia de Goleiros ganhava mais um nome para ser eternizado.



Depois de longos anos de alegria começaram a aparecer algumas decepções. Primeiro o revés no Mundial contra o Manchester United. No ano seguinte duas novas conquistas: Rio-SP e Copa dos Campeões. As duas taças não foram capazes de apagar a perda na final da Libertadores contra o Boca e a incrível virada sofrida para o Vasco no Palestra.



O pesadelo ainda aumentou com a queda para a Série B. No meio do caminho para o retorno, vexame em casa para o Vitória na Copa do Brasil. O Verdão terminou tal período no lugar de merecimento: a elite.



OS NÚMEROS DO PALMEIRAS DE 1994 A 2003:



Vitórias: 404

Empates: 184

Derrotas: 174

Total de jogos: 762



O MUNDO NO PERÍODO:



1994

A Seleção bate a Itália, nos pênaltis dia 17 de julho, e conquista o tetra após 24 anos do último título mundial.



1995

Um terremoto de 7.3 graus na escala Richter atinge a cidade de Kobe (JAP) e mata mais de 6 mil pessoas em 16 de janeiro.



1998

O Google é fundado em 4 de setembro por Larry Page e Sergey Brin. Hoje é uma das maiores empresas do mundo.



2000

Em 4 de março a Sony lança o Playstation 2. Conhecido como PS2, torna-se o videogame mais vendido do mundo.



2002

Ronaldo marca duas vezes contra a Alemanha e o Brasil ganha o penta no dia 30 de junho no Japão.















6102 visitas - Fonte: LanceNet!

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Ter - 21:00 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Portuguesa

Brasileiro

Dom - 16:00 - Allianz Parque
0 X 1
Palmeiras
Fluminense