Domingo é o "dia D" no Paulistão. Todos as partidas da última rodada da fase de classificação começam às 16h com muito em jogo.
Quatro times brigam pelas duas últimas vagas nas quartas de final. O Corinthians, eliminado, vai apenas cumprir tabela. Por outro lado, cinco lutam contra o rebaixamento, mas apenas dois deles irão permanecer na elite estadual na temporada 2015. O GloboEsporte.com acompanha todos os dez jogos da 15ª rodada em Tempo Real, a partir das 15h30.
As vagas restantes para as quartas estão nos Grupos B, que já tem o Botafogo-SP garantido na liderança, e no Grupo D, que tem o Palmeiras na ponta. Os outros dois duelos pela fase já estão definidos. No A, o São Paulo vai encarar o Penapolense, vice-líder, nas quartas. Já no Grupo C, o líder Santos pegará a Ponte.
Palmeiras e Santos, aliás, fazem o clássico na última rodada. O jogo é de extrema importância para os rivais. Mesmo classificados, o confronto servirá para apontar qual é o melhor time da fase de classificação.
O Verdão, no momento, aparece com 35 pontos, dois a mais que o Santos, que tinha a melhor campanha até tropeçar na rodada passada diante do Rio Claro e ser ultrapassado. Quem vencer tem a vantagem de jogar em casa na semifinal e na segunda partida da final.
Na chave B, o Ituano ganhou a companhia do Grêmio Audax na disputa pela classificação. Isso porque a equipe de Osasco venceu o Comercial, por 2 a 0, em Ribeirão Preto, e chegou aos 23 pontos, ficando a dois do time de Itu, que no final de semana venceu o São Paulo e decretou a eliminação do Corinthians. Com 25 pontos, o Ituano encara o Penapolense, em casa, na rodada final. Já o Audax entra em campo contra o Linense, em Osasco.
O Ituano tem uma vitória a mais que o Audax (sete contra seis) e pode se classificar até mesmo com um empate. Para isso, terá de torcer por um tropeço do rival ou, no caso de vitória, que ela não seja por dois gols de diferença. Isso porque no saldo de gols, o Galo leva a vantagem também (cinco contra três). Ao Audax, resta secar o time de Itu e, ainda, fazer sua parte contra o Linense, que permanece na luta contra o rebaixamento à Série A2.
O Grupo D tem uma situação semelhante ao B. Bragantino e Rio Claro também estão separados por dois pontos. Com 22 pontos, o time de Bragança Paulista ficou mais perto da classificação após vencer o São Bernardo, por 2 a 1, e ver o Galo Azul empatar por 3 a 3 com o Santos. Na rodada final, a dupla vai atuar como visitante. O Braga encara o já rebaixado Paulista, em Jundiaí, enquanto que o Rio Claro vai ao Canindé jogar contra a Portuguesa.
O Bragantino tem duas vitórias a mais que o Rio Claro (sete contra cinco) e, por isso, pode empatar diante do Paulista que garante a vaga sem depender do saldo de gols. Além de vencer a Lusa, no Canindé, o Galo Azul terá de torcer para algo que ainda ocorreu neste Paulistão: uma vitória do Paulista. Em 14 jogos, o time de Jundiaí empatou três vezes e foi derrotada em outras 11 partidas.
Além do Paulista, que já está rebaixado, os outros três times que irão para a Série A2 serão conhecidos após os jogos de domingo. Oeste, Atlético Sorocaba, Comercial, Linense e Mogi Mirim ainda lutam contra a queda. A situação mais complicada é do time sorocabano, que encara o já eliminado Corinthians, fora de casa, precisando vencer e torcer contra os concorrentes diretos. Na penúltima colocação, o Galo Sorocabano aparece com 11 pontos após ficar no 1 a 1 diante do XV de Piracicaba.
Também com 11 pontos aparecem outros dois times: Oeste e Comercial. O Rubrão, aliás, ressurgiu na disputa após vencer a Portuguesa, por 1 a 0. Agora, o time de Itápolis joga pela permanência na elite contra o São Bernardo, no ABC, enquanto o Bafo também vai atuar como visitante e irá até Piracicaba encarar o XV. Os dois adversários, porém, não almejam mais nada na competição estadual, fato que pode ajudar na disputa direta contra os demais concorrentes.
O Linense, com 13 pontos, está fora da zona de rebaixamento. A situação, porém, é uma das mais delicadas. Isso porque a equipe é a única na luta contra o rebaixamento que terá pela frente um rival que tem chances de classificação: o Audax. Já o Mogi Mirim, com 14 pontos, visita a Ponte Preta, em Campinas, e se livra da queda com um empate. O Sapo vai definir se segue na elite somente na próxima segunda-feira, quando pode perder pontos em julgamento no TJD-SP por conta de ofensas racistas da torcida contra o volante Arouca, do Santos.
5451 visitas - Fonte: GE