José Maria Marin demonstrou sentir 'pena' de atual fase do Palmeiras
Torcedor do São Paulo desde a infância, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, fez um discurso em homenagem ao Palmeiras nessa terça-feira, em festa do centenário alviverde realizada no Citibank Hall, na capital paulista. Protocolar, o cartola listou motivos para se orgulhar da agremiação esportiva.
"Todos nós temos um pouquinho de Palmeiras. Tenho alguns palmeirenses na minha família e confesso a vocês que nos últimos dias acompanhei mais os jogos do Palmeiras do que qualquer outra equipe, pois o Palmeiras tem uma importância das maiores a todos nós e tenho certeza absoluta que graças aos esforços de todos os palmeirenses, teremos oportunidade para comemorarmos grandes vitórias", disse Marin.
O Palmeiras passou por fase ruim no Campeonato Brasileiro nas últimas semanas, enfrentando jejum de 10 jogos sem vencer no torneio nacional e despencando à lanterna. Mas uma vitória contra o Coritiba no sábado por 1 a 0, no Pacaembu, tirou o clube da zona do rebaixamento dias antes de celebrar seu centenário.
Em seu discurso, Marin ainda elogiou a contribuição da colônia italiana ao Estado de São Paulo e entregou uma placa em homenagem aos 100 anos do clube alviverde. "A CBF, por seu presidente e diretoria, concede esta homenagem ao centenário de fundação da SEP, verdadeiro patrimônio do esporte nacional, se destacando com excelência nas grandes e memoráveis conquistas do futebol brasileiro ao longo de sua história", era o texto gravado na condecoração.
Confira, abaixo, discurso de Marin na festa do centenário do Palmeiras:
"Prefiro falar na qualidade de um apaixonado por futebol. Desde criança, independentementemente do clube de simpatia, o Palmeiras sempre esteve e sempre está e tenh certeza absoltua que estará no coração de todos aqueles que vivem e trabalham no Estado de São Paulo. Uma instituição que de uma forma direta ou indireta contribuindo para o futebol com inúmeros craques e à própria seleção brasileira. Eu levaria muito tempo para enumerar os consagrados craques que defenderam o Palmeiras, mas acredito que nesse aspecto de defender a seleção o Palmeiras é uma exceção quando toda uma equipe palmeirense completa representou o Brasil contra um time estrangeiro. Isso por si só representa a contribuição do Palmeiras ao futebol brasileiro. Por outro lado, essa comunidade palmeirense, oriundos da Itália e a enorme contribuição que deram ao Estado de São Paulo. Tem esse poder na economia e no setor esportivo é porque devemos e muito a essa comunidade palmeirense e aos nossos irmãos da Itália. São Paulo é dos descendentes italianos que vieram aqui encontrar não só a receptividade do povo brasileiro, mas também nosso calor humano e nossa enorme gratidão pela comunidade palmeirense representada por italianos e descendentes, para São Paulo ser potência no Brasil e no mundo. E todos nós temos um pouquinho de Palmeiras.
Tenho alguns palmeirenses na minha família e confesso a vocês que nos últimos dias acompanhei mais os jogos do Palmeiras do que qualquer outra equipe, pois o Palmeiras tem uma importância das maiores a todos nós e tenho certeza absoluta que graças aos esforços de todos os palmeirenses e assim teremos oportunidade para comemorarmos grandes vitórias. Antes de encerrar, em nome da CBF, presto homenagem a todas as diretorias que por aqui passaram. A todos associados e torcedores do Palmeiras. Uma homenagem sincera da CBF entregue ao Paulo Nobre".
3465 visitas - Fonte: ESPN