Na berlinda! Veja as passagens recentes de Luxemburgo em clubes

26/8/2015 08:43

Na berlinda! Veja as passagens recentes de Luxemburgo em clubes

Sem conquistar um título nacional desde 2004, treinador tem novamente seu trabalho contestado

Na berlinda! Veja as passagens recentes de Luxemburgo em clubes

Vanderlei Luxemburgo não emplacou títulos nacionais nos últimos anos (Foto: Mourão Panda/Photo Press)



O duelo entre Cruzeiro e Palmeiras, nesta quarta-feira, no Mineirão, pode selar muito mais do que o destino dos dois clubes na Copa do Brasil. Questionado pela torcida, e vendo a Raposa flertar com a zona de rebaixamento no Brasileirão, Vanderlei Luxemburgo pode perder o cargo em caso de uma eliminação nas oitavas de final da competição.



Não são novos os questionamentos ao trabalho de Luxa. Sem conduzir uma equipe a um título de nível nacional desde 2004, com o Santos, o treinador recentemente vem deixando passagens para ser esquecidas pelos clubes que deixou. O LANCE! lista abaixo alguns de seus trabalhos recentes pelo país afora.



PALMEIRAS (2008-2009)

Chegando para sua quarta passagem no Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo teve um início para lá de promissor. Em 2008, levou o Verdão ao título paulista, quebrando um jejum de oito anos, e fez a equipe terminar na quarta colocação do Brasileirão.



Porém, a eliminação nas quartas de final da Copa Libertadores de 2009 começou a pesar o ambiente. E a crise culminou em demissão após manifestar sua irritação devido à negociação de Keirrison com o Palmeiras. Alegando "quebra de hierarquia", o clube paulista anunciou sua demissão em junho de 2009.



SANTOS (2009)

Ainda em 2009, Luxemburgo retornou ao Santos arcando com as responsabilidades de levar a equipe a uma nova boa campanha no Brasileiro e de "lapidar" o então jovem Neymar. Só que o planejamento naufragou completamente.



Além de preferir Felipe Azevedo, por receio de "queimar" a promessa santista, Luxa viu a equipe santista não passar de um modesto 12º lugar. Não prosseguiu no ano seguinte.



ATLÉTICO-MG (2010)

Anunciado via Twitter pelo presidente Alexandre Kalil, Vanderlei Luxemburgo foi contratado pelo Atlético-MG em 2010, com carta branca para fazer seu planejamento. E não poupou os cofres do clube: nomes como Fábio Costa, Ricardinho, Daniel Carvalho, Mendez e Zé Luís, para montar uma equipe na qual Diego Souza chegou como estrela e, literalmente, "dono da camisa 1".



Após levar o Galo ao título mineiro, a campanha no Brasileirão foi um verdadeiro desastre. Com a equipe na zona de rebaixamento, Luxemburgo foi demitido em setembro, horas depois de a equipe sofrer uma goleada por 5 a 1 para o Fluminense.



FLAMENGO (2010-2012)

Poucos dias após sair do Atlético-MG, Vanderlei Luxemburgo começou sua terceira passagem pelo Flamengo, evitando o rebaixamento em 2010. No início de 2011, o treinador passou a ter à sua disposição o astro Ronaldinho, ao lado de nomes como o meia Thiago Neves, Ronaldo Angelim, Maldonado e Deivid.



Com facilidade, a equipe conquistou o Campeonato Carioca, e encerrou a temporada obtendo uma vaga na Copa Libertadores do ano seguinte. Porém, em fevereiro de 2012, o treinador não resistiu aos maus resultados e, especialmente, a uma queda de braço com Ronaldinho.



GRÊMIO (2012-2013)

Semanas depois de sair do Flamengo, Luxemburgo acertou sua ida para o Grêmio. Mesmo decepcionando no Gauchão, seguiu no comando e fez a equipe obter uma vaga para a Copa Libertadores do ano seguinte.



A temporada de 2013 começou repleta de contratações de impacto, como Barcos, Vargas, Dida, Cris e André Santos, mas se esvaiu em fiascos. Dentro de campo, o Tricolor gaúcho viu o Internacional ser campeão gaúcho e foi eliminado da Copa Libertadores nas quartas de final, para o Independiente Santa Fe (COL). Fora de campo, a equipe gaúcha ficou cheia de dívidas. Caiu em junho.



FLUMINENSE (2013)

No fim de julho, Vanderlei Luxemburgo desembarcou no Fluminense com a função de ser o substituto de Abel Braga. Porém, as lembranças deixadas em Laranjeiras foram tenebrosas.



Além de o Fluminense seguir com uma pífia campanha no Brasileirão e a queda para o Goiás na Copa do Brasil, o treinador deixou a equipe na zona de rebaixamento, após uma série de nove jogos sem vitórias. Deixou o clube quatro meses depois.



FLAMENGO (2014-2015)

Voltou ao Flamengo em setembro de 2014, e deixou claro o objetivo de "tirar a equipe da zona da confusão" (designação que deu para a agonia do rebaixamento). Vanderlei Luxemburgo seguiu no comando do clube no ano seguinte, mas a eliminação na semifinal do Campeonato Carioca para o Vasco e o pífio início no Brasileirão encerraram sua passagem em maio de 2015.



CRUZEIRO (2015-?)

Vanderlei Luxemburgo retornou ao Cruzeiro, clube no qual conquistou a Tríplice Coroa em 2003, com o objetivo de repetir os bons resultados de Marcelo Oliveira. Até o momento, a intabilidade vem sendo a tônica das atuações da equipe, que está a um ponto da zona de rebaixamento do Brasileirão, e a Copa do Brasil se tornou uma espécie de "nova chance" para o treinador.



VEJA TAMBÉM
- ORGULHO MUITO GRANDE! Abel exalta as crias do Verdão após vitória na Libertadores
- Palmeiras é forte candidato ao título do Super Mundial, afirma Neto.
- Veiga reconhece fase ruim e elogia Luís Guilherme pelo gol marcado.





2850 visitas - Fonte: LanceNet!

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras