Palmeiras e Santos brigam por primeira taça do novo Palestra Itália

1/12/2015 20:45

Palmeiras e Santos brigam por primeira taça do novo Palestra Itália

Palmeiras e Santos brigam por primeira taça do novo Palestra Itália

Após três vices da Copa do Brasil, Marcelo Oliveira quer título inédito (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)



Palmeiras e Santos iniciam a briga para erguer a primeira taça no novo Palestra Itália às 22 horas (de Brasília) desta quarta-feira, com ingressos esgotados. Como venceu o primeiro jogo por 1 a 0 na Vila Belmiro, o time praiano depende de um empate para comemorar na casa do adversário.



O estádio, fechado para obras de 2010 a 2014, foi reinaugurado em novembro do ano passado. Usada na primeira final do Campeonato Paulista 2015, a moderna arena receberá uma decisão pela primeira vez. Não há peso diferenciado para gols marcados fora de casa e triunfo palestrino por um de diferença leva aos pênaltis.



O confronto reúne os dois maiores ganhadores de títulos nacionais. Embalado pela Academia de Futebol, com Ademir da Guia como protagonista, o time alviverde detém 11 conquistas do gênero. Já os alvinegros, graças a Pelé, contabilizam nove, assim como o Corinthians.



O Palmeiras foi campeão da Taça Brasil (1960 e 1967), do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967 e 1969) e do Campeonato Brasileiro (1972, 1973, 1993 e 1994). Para completar, ainda venceu a Copa do Brasil (1998 e 2012) e a Copa dos Campeões (2000).



O Santos também conquistou a Taça Brasil (1961, 1962, 1963, 1964, 1965), o Roberto Gomes Pedrosa (1968) e o Campeonato Brasileiro (2002 e 2004) – a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) unificou os títulos dos três torneios -, além da Copa do Brasil (2010).



Na tentativa de ampliar sua hegemonia, o Palmeiras terá João Pedro como titular na lateral direita, já que Lucas foi expulso na Vila Belmiro. Em recuperação de uma luxação no ombro esquerdo, sofrida na primeira final, o atacante Gabriel Jesus ainda é dúvida.



Antes do último treinamento para a final contra o Santos, Marcelo Oliveira confirmou a escalação de João Pedro no time titular, mas não foi claro ao falar sobre Gabriel Jesus. Certo é que, se o jovem não puder atuar, o experiente Rafael Marques, artilheiro do time na temporada, começa jogando.





Se Vanderlei não tomar gols na decisão, Santos será bi da Copa do Brasil (Foto: Ricardo Saibun/Santos FC)



“O time base está aí. Vai jogar o Gabriel ou o Rafael. Não tem tanto mistério assim. É desse jeito que esperamos que o Palmeiras seja eficiente para ganhar o título”, disse Marcelo. “Pela importância que tem, estamos lutando para que ele (Gabriel) jogue”, completou o treinador.



Derrotado em três decisões da Copa do Brasil (2011 e 2012 com o Coritiba e 2014 com o Cruzeiro), o técnico Marcelo Oliveira persegue inédito título. Diferentemente do adversário Dorival Júnior, que triunfou em 2010 justamente no comando do Santos.



Na busca pelo bicampeonato da Copa do Brasil, o treinador não tem dúvidas nem desfalques que o impeçam de repetir o time utilizado na primeira final. Vanderlei, confirmado no gol, garante ao Santos a chance de comemorar no novo estádio do rival se mantiver sua meta invulnerável.



“Não quero tomar gols, mas sabemos que brigar para segurar o 0 a 0 é complicado. Temos que atacar e jogar de igual para igual, é final de campeonato. Como vem de resultado adverso, o Palmeiras vai atacar. Precisamos explorar os contra-ataques e matar quando surgir a chance”, declarou.



Palmeiras e Santos já fizeram seis partidas na temporada, o que acendeu a rivalidade entre os dois clubes, adversários ferrenhos nos tempos de Ademir da Guia e Pelé. Vitoriosos nos quatro duelos disputados na Vila Belmiro, os alvinegros perderam os dois jogos realizados no Palestra Itália.



A uma rodada do final do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Santos não têm mais chances matemáticas de alcançar o G4, situação que aumenta a cobiça pelo título da Copa do Brasil, única chance de conseguir a classificação para a Copa Libertadores 2016.



FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS X SANTOS




Local:

Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)



Data:

2 de dezembro de 2015, quarta-feira



Horário:

22 horas (de Brasília)



Árbitro:

Heber Roberto Lopes (Fifa-SC)



Assistentes:

Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse (ambos Fifa-SP)



PALMEIRAS:

Fernando Prass; João Pedro, Jackson, Vitor Hugo e Zé Roberto; Matheus Sales e Arouca; Robinho, Dudu e Gabriel Jesus (Rafael Marques); Barrios

Técnico:

Marcelo Oliveira



SANTOS:

Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, David Braz e Zeca; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Marquinhos Gabriel, Gabriel e Ricardo Oliveira.

Técnico:

Dorival Júnior



VEJA TAMBÉM
- ORGULHO MUITO GRANDE! Abel exalta as crias do Verdão após vitória na Libertadores
- Palmeiras é forte candidato ao título do Super Mundial, afirma Neto.
- Veiga reconhece fase ruim e elogia Luís Guilherme pelo gol marcado.





4221 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras