Hora de testar Thiago Santos!

25/5/2016 17:48

Hora de testar Thiago Santos!

Hora de testar Thiago Santos!

Quando vi a escalação do Palmeiras na estreia do Brasileirão, pensei: "Quem marca nesse time, além dos dois zagueiros? Matheus Salles. E só". Temi que o garoto ficasse sobrecarregado na função. Jean nunca foi conhecido por ser um exímio roubador de bolas. Ainda por cima, acaba jogando mais na lateral do que no meio. E já que o assunto é lateral: Egídio e Tchê Tchê (quando não é o Jean que está por lá). Dois apoiadores. Marcar, de novo, não é a principal característica.



A atuação foi ótima. Vitória por 4 a 0 contra o Atlético-PR, sem grandes sustos. E pensei: "Não é que deu certo? O Cuca é bom mesmo".



Uma semana passou... e veio a Ponte Preta. Mesma escalação, mesmo sistema de jogo. Dessa vez, não funcionou. O setor ofensivo continuou criando oportunidades, mas foi fácil chegar na área palmeirense. Antes da Ponte abrir o placar, Fernando Prass já tinha feito um milagre (aliás, que defesa linda!).



E agora, o que fazer? Talvez a resposta seja: Thiago Santos. Ele é, sem dúvida, o melhor marcador do meio-campo do Palmeiras. Gosto da "veia ofensiva" do Cuca. Acho até que combina com a tradição do clube. Mas alguém precisa marcar nesse time! Principalmente nos jogos fora de casa.



Por falar nisso... Outra coisa que me deixa intrigado: o Atlético-MG de Cuca era quase imbatível em casa, mas fora dela... Em 2012, o Galo teve o melhor aproveitamento como mandante do Brasileirão: incríveis 82%. O desempenho como visitante caiu para quase a metade: 43%. Resultado: time vice-campeão, título para o Fluminense.



Em 2013, números ainda mais impressionantes: 2° melhor mandante (77%) e 19° como visitante (apenas 22%!). Resultado: mais um vice-campeonato, título para o Cruzeiro.



O problema pode ser exatamente esse: acreditar que a escalação extremamente ofensiva é válida para todo e qualquer jogo. Talvez valha nas partidas no Allianz Parque, e não fora dele. Ou nos jogos considerados mais difíceis, como a perigosa equipe do Fluminense que o Palmeiras enfrenta nessa noite.



Cuca parece já perceber isso. Fez testes com Dudu e Thiago Santos nesse início de semana. Dudu pode ganhar a vaga de Alecsandro (time mais rápido). Thiago Santos pode entrar no lugar de Matheus Salles (time mais marcador).



Essas mudanças me agradam. Aliás, me agrada ainda mais o fato de Cuca tentar sempre formações novas, sem ficar preso a uma única escalação. A derrota para a Ponte não pode ser tratada como uma catástrofe, mas indica que algumas opções ainda precisam ser testadas. Thiago Santos é uma delas. São pequenos ajustes como esse que podem fazer toda a diferença na classificação final.



VEJA TAMBÉM
- ORGULHO MUITO GRANDE! Abel exalta as crias do Verdão após vitória na Libertadores
- Palmeiras é forte candidato ao título do Super Mundial, afirma Neto.
- Veiga reconhece fase ruim e elogia Luís Guilherme pelo gol marcado.





5433 visitas - Fonte: ESPN FC

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras