‘Em vez de criticar o Palmeiras, clubes deveriam procurar suas Crefisas’, diz especialista

21/6/2017 18:04

‘Em vez de criticar o Palmeiras, clubes deveriam procurar suas Crefisas’, diz especialista

Crefisa foi responsável por 17,6% de todas as receitas com publicidade nos clubes de futebol do Brasil em 2016

‘Em vez de criticar o Palmeiras, clubes deveriam procurar suas Crefisas’, diz especialista

Por causa do contrato com a empresa, Palmeiras teve um crescimento “desproporcional” nas receitas com publicidade, segundo o estudo Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras



Para o coordenador da 7ª edição da Análise Econômico-Financeira dos Clubes de Futebol Brasileiros do Itaú BBA, César Grafietti, os críticos à relação do Palmeiras com sua patrocinadora master, a Crefisa, deveriam ocupar o tempo buscando resultados financeiros equivalentes aos conquistados pelo Palmeiras nos últimos dois anos.



Por causa do contrato com a empresa, o clube paulista teve um crescimento “desproporcional”, segundo o estudo, nas receitas com publicidade, que engloba também recursos para pagar salários e para compra de atletas. Passou de R$ 23 milhões em 2014 para R$ 97 milhões em 2016.



“Existe um inchaço no Palmeiras (por conta dos investimentos da Crefisa)”, avalia Grafietti. “Em vez de criticar o Palmeiras e a Crefisa, os clubes deveriam buscar marcas que mais se identificam com esses clubes. Eles deveriam procurar suas ‘Crefisas’”



No ano passado, a Crefisa foi responsável por 17,6% de todas as receitas com publicidade nos clubes de futebol do Brasil. Em 2015, a fatia já era expressiva, representando 15%. Com exceção desses números, o cenário das receitas de publicidade no futebol brasileiro não é tão positivo assim.



Apesar do volume expressivo e fora da curva das receitas publicitárias do Palmeiras por causa da Crefisa, um eventual rompimento de contrato não representaria um futuro imediatamente trágico para o clube. Segundo o estudo, a capacidade de investimentos diminuiria, mas não tornaria o clube inviável financeiramente.



Receitas de patrocínio permanecem em baixa no futebol brasileiro



Se observado dentro do setor publicitário brasileiro, que investiu quase R$ 130 bilhões no ano passado, o futebol continua sendo um meio de pouco apelo, atraindo apenas 0,4% desse valor. O crescimento dessa taxa entre 2015 e 2016 foi de apenas 0,01%. “É uma deficiência que uma indústria desse tamanho, que atinge tanta gente, não consiga se apropriar de um mercado que investe R$ 130 bilhões mesmo num ano de crise”, opina Grafietti.



Para ele, o baixo crescimento em receitas de publicidade nos últimos anos não é apenas fruto de um cenário macroeconômico desfavorável – e que, em tese, justificaria a baixa nos investimentos por parte das empresas. Ele argumenta que o futebol no Brasil ainda não conseguiu instituir uma cultura de valorização das marcas.



“Os dirigentes precisam ter conhecimento de sua marca, do seu torcedor e de qual a estratégia de marketing para atrair o patrocinador correto. Hoje, é mais exposição da marca, sem um relacionamento entre o clube as empresas buscando um melhor retorno para os dois”.



Além do Palmeiras, Flamengo e Corinthians continuam com a maior parte das receitas de publicidade no futebol do País. Juntos, os três times representaram 41% do total, em 2015, e aumentaram a presença para 43%, em 2016.



VEJA TAMBÉM
- ORGULHO MUITO GRANDE! Abel exalta as crias do Verdão após vitória na Libertadores
- Palmeiras é forte candidato ao título do Super Mundial, afirma Neto.
- Veiga reconhece fase ruim e elogia Luís Guilherme pelo gol marcado.





13017 visitas - Fonte: Estadão

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

para que si importa com os invejosos vamos verdão

para que ligar para para os invejosos vamos verdão

São realmente os três maiores clubes do Brasil.

Mas esse Luiz Gomes Ribeiro é um tremendo de um picareta e filho da puta, vai a merda desbloquear canal seu corno!

Jorge Vicentini, gostosa, rica e palmeirense, tudo de bom.

os caras morrem de inveja do palmeiras por ter esse patrocínio maravilhoso! falam que contratamos de balde,mas eles estão sempre roendo o osso. o Mattos é muito sábio não vê apenas à possibilidade de o jogador jogar,mas de também dar lucro mais adiante e até jogadores novos pra formar novos ídolos.

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
WHATSAP 11949348549

essa Leila é uma tremendo de uma gostoza .

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
WHATSAP 11949348549

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras