Análise: Palmeiras mostra elenco, e aposta de Cuca é boa ideia para Copa do Brasil

24/7/2017 07:38

Análise: Palmeiras mostra elenco, e aposta de Cuca é boa ideia para Copa do Brasil

Verdão joga recheado de volantes, mas sem ficar retrancado, e eles se destacam no 2 a 0 na Arena Pernambuco. Estratégia pode ser mantida contra o Cruzeiro

Análise: Palmeiras mostra elenco, e aposta de Cuca é boa ideia para Copa do Brasil

Dois raciocínios emergem do dicionário dos clichês quando se pensa na vitória do Palmeiras sobre o Sport neste domingo – 2 a 0 na Arena Pernambuco. O primeiro: que ter elenco numeroso e qualificado faz diferença na longa caminhada do Brasileirão (verdade). O segundo: que um meio-campo recheado de volantes há de formar um time retrancado (não necessariamente).







O Palmeiras mostrou que seu grupo de jogadores ainda é um diferencial. Sem seis titulares (Mina, Tchê Tchê, Guerra, Dudu, Róger Guedes e Willian) e outros reservas momentâneos (Felipe Melo, Borja e Zé Roberto), o Verdão viu atletas coadjuvantes darem conta do recado. Eles mereceram a vitória.



E o merecimento passou justamente pelos volantes. Cuca montou a equipe com três jogadores teoricamente de marcação no meio:



Thiago Santos, Bruno Henrique e Jean. O trio fez o seguinte:

Bruno Henrique: marcou o primeiro gol, de cabeça, e arrancou com a bola dominada para dar o passe para o segundo, de Keno – depois de desarmar Patrick.



Jean: com dez minutos de jogo, já tinha duas conclusões a gol, a primeira de dentro da área, muito perigosa. Marcou como volante e foi ao ataque como meia.



Thiago Santos: foi um dos principais responsáveis por marcar Diego Souza, o melhor jogador do Sport. Teve oito desarmes e três roubadas de bola.



A estratégia de Cuca, portanto, funcionou – como já funcionara, com peças diferentes, no bom empate contra o Flamengo, na rodada anterior. A aposta do treinador fez o time buscar quatro pontos fora de casa contra duas equipes que estavam no G-6.





Diante do Sport, Thiago Santos jogou centralizado, à frente da zaga, mais tímido na saída ao ataque – função que ficou particularmente a cargo de Jean, pela direita, e de Bruno Henrique, pela esquerda.









À frente deles, três atacantes: Erik na direita, Deyverson estreando centralizado e Keno pendendo para a esquerda. Sem um armador clássico, era fundamental que atacantes e volantes se aproximassem: os primeiros recuando, os segundos avançando. Sem isso, ficaria um latifúndio entre setores.



O lance do segundo gol é exemplar do bom funcionamento do sistema contra o Sport. É lance pra encher o treinador de orgulho. Nele, Patrick, do Sport, tem a bola frente a frente com Bruno Henrique. E é desarmado. O volante, então, parte para o campo de ataque à espera da movimentação ofensiva dos colegas. Keno se desloca – e é lá que Bruno Henrique manda a bola. O atacante desvia do goleiro e faz o gol.



Bruno Henrique, nessa jogada, fez tudo que um treinador pode esperar de um volante que não tem funções apenas defensivas: bom posicionamento, capacidade de desarme, presença ofensiva e visão de jogo. Antes disso, de cabeça, o jogador abrira o placar para o Palmeiras.



A vitória foi importante, mas o Palmeiras segue muito longe do líder Corinthians – são 14 pontos de distância. Por isso, talvez o maior legado do jogo em Pernambuco tenha sido oferecer uma alternativa para o duelo contra o Cruzeiro, quarta-feira, pela Copa do Brasil.



O cenário exige um time que saiba atacar sem dar espaços. No confronto de ida, houve empate por 3 a 3. Ao Palmeiras, resta vencer. Os empates por 0 a 0, 1 a 1 e 2 a 2 servem ao Cruzeiro, mas o time mineiro jogará em casa – não terá direito a ficar retraído o tempo todo.



ESTATÍSTICAS DO JOGO CONTRA O SPORT:

Posse de bola: Sport 59% x 41% Palmeiras

Finalizações: Sport 13 x 8 Palmeiras

Chances reais de gol: Sport 5 x 5 Palmeiras

Passes errados: Sport 40 x 23 Palmeiras

Desarmes: Sport 25 x 60 Palmeiras



Cinco jogadores do Palmeiras não estão inscritos na Copa do Brasil: Mayke, Luan, Juninho, Bruno Henrique e Deyverson. A questão é como Cuca armará o meio-campo com os retornos de Tchê Tchê (volta naturalmente no lugar de Bruno Henrique), Guerra e talvez Zé Roberto – ou até de Felipe Melo, se o treinador quiser.



É uma escolha difícil. O Palmeiras tem seus titulares, entre eles há uma hierarquia, mas Cuca encontrou, em seus jogos fora de casa, uma boa ideia para tentar tirar a vantagem do Cruzeiro.



VEJA TAMBÉM
- POUCAS OPORTUNIDADES! Palmeiras traça planejamento para futura utilização de Rômulo
- QUEDA DE RENDIMENTO! Palmeiras busca solução para desempenho de Richard Ríos
- São Paulo marca apenas 3 gols no Palmeiras em 7 anos de Brasileirão





29625 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

time pra trazer a classificação da copa Br.
jailson, Jean, mina, Dracena e Egídio; Thiago santos, Felipe Melo, guerra e Dudu; Borja e Guedes. Segundo tempo, sai 1 volante, o que tiver pior, entra.: tchê tchê, menu e Zé.

EGÍDIO TEM QUE FICAR É SER TITULAR EM DEFINITIVO

Ola PESSOAS E DESBLOQUEIO TODO OS CANAIS DE TV PRO ASSINATURA DE QUELQUE LUGA DO BRASIL SKY. NET TV CLARO TV. Oi TV. TV VIVO INTERESSADOS ZAP 88 98420902

Por favor Cuca nao coloca mais o rche tche nem o Prass! Estamos agora no caminho certo

só um cego para não enxergar q o tche tche tá morto não serve nem para reserva, jogar c ele é a mesma coisa q jogar c 10 pelo amor de deus cuca, como vc demora p enxergar como demorou p tirar o prass.

Acredito q o matos jah esteja pensando ano ki vem.....
eu buscaria o goleiro do avai..
luan e juninho serao titulares.. dracena e tiago martins no banco..
ze se aposenta.. egidio saira..vitor luis volta pra tomar conta..
na direita mike..jean e joao pedro acho q daum conta.
volantes acho q estamos bem.servidos..
iacoveli deve se juntar ao elenco.
veiga e hyoran nao podem ficar se jogar... devem ser emprestados.
contrataria um ponta e um meia.. e soh.
subiria os da base pra compor e venderia ou emprestava o eric.

muito bom o jogo do palmeiras contra o esporte, cada um na sua posição, exlente partida......só ressaltando o mina é um dos melhores jogadores do elenco do palmeiras,como zagueiro e não como jogador fe armação,muito menos atacante e só ele fazer o jogo dele na zega e ta tudo certo... Ja levamos muitos gols por conta dessas subidas que o mina faz, cuca zagueiro é zagueiro.

temos alternativas acima de tudo, o mais importante está forte para as competições.. Cuca vai fazer esse time dar liga

Eu iria pra cima do.cruzeiro...
jailso
jean..mina..dracena..egidio
tiago fixo
guerra..dudu..keno e guedes..
borja...
ou deixaria o borja no banco e colocaria o tche no.meio.. dai dudu e guerra jogariam proximo da area como centroavantes

é não inventar contra Cruzeiro..
por favor sem tchê tchê... tá morto...

Ta se encaixando... se passar pelo.cruzeiro... creio q a confianca aumentara ... e muito.

excelente trabalho

agora sim cuca vc tem um elenco que pode trazer a classificacao da copa do brasil vamos ganhar porcooooo

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras