CBF proíbe treino em estádios e exige CT dos clubes a partir de 2019

15/9/2017 20:06

CBF proíbe treino em estádios e exige CT dos clubes a partir de 2019

Entidade lança primeira versão de seu Manual de Licenciamento e detalha critérios que os clubes precisarão cumprir para participar de torneios nacionais

 CBF proíbe treino em estádios e exige CT dos clubes a partir de 2019

Bancos de reservas em São Januário vão ter ser mudados para a lateral do campo (Foto: André Durão)



Nesta sexta-feira chegou aos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro a primeira versão do "Manual de Licenciamento" da CBF. Trata-se de uma lista de critérios que os clubes vão ter que cumprir para assegurar participação em competições da CBF a partir de 2018. Em breve, o manual deve chegar aos clubes da Série B.



As exigências para o ano que vem são mínimas – basicamente o envio de informações. Mas vão aumentar bastante nos anos seguintes. Uma delas: a partir de 2019, será proibido usar os campos de jogo para treinamento. Todos os times serão obrigados a usar um CT, nem que seja alugado.



Há mais sobre estádios para 2019. Todos serão obrigados a ter bancos de reserva na lateral do campo, vestiários de mandante e visitante do mesmo tamanho, circuitos de TV que cubram tanto as arquibancadas quanto os acessos e uma série de outras exigências.



Futebol feminino também será obrigação para quem quiser participar de competições da CBF em 2019. Os clubes poderão formar times próprios ou ter parcerias com quem mantenha "equipe feminina principal devidamente estruturada e disputando competições oficiais em 2018 ou a partir de 2019".





Time de futebol feminino do Santos, campeão brasileiro de 2017 (Foto: Antônio Cícero/Estadão Conteúdo)



A lista de critérios exigidos para 2018 é mais "leve". A primeira versão do Manual tem um caráter de orientação aos clubes – e será atualizado ano a ano, sempre com novas e maiores exigências. Quem não cumpri-las ficará sujeito a punições que vão de advertência a negação da licença.



Para 2018, os clubes terão que enviar à CBF informações detalhadas sobre suas categorias de base, como organograma, currículo dos profissionais, estrutura disponível, orçamento destinado para a área e mapa das competições disputadas por cada categoria.



O mesmo vale para os departamentos médicos. A CBF também exige "informações completas sobre a política interna de exames preventivos praticada pelo clube, tanto para a equipe principal como para as categorias de base, incluindo a lista dos exames, a periodicidade com que são realizados, a confirmação sobre o envio à CBF do relatório de mapeamento de lesões", etc.



A CBF também vai monitorar a gestão financeira dos clubes, que serão obrigados a enviar periodicamente seus orçamentos. A entidade afirma que essas informações "sempre receberão tratamento confidencial por parte do licenciamento".



VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





3819 visitas - Fonte: GloboEsporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

cada palhaçada

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras