[OFF] Fifa 15 sem brasileiros desagrada clubes e empresa: entenda a questão

8/8/2014 18:03

[OFF] Fifa 15 sem brasileiros desagrada clubes e empresa: entenda a questão

Empresa responsável pelo jogo busca acerto para as próximas edições, e clubes são parceiros para não perder visibilidade internacional proporcionada pelo game

[OFF] Fifa 15 sem brasileiros desagrada clubes e empresa: entenda a questão

Messi no Fifa 15: em outros países, negociação é direto com as ligas (Foto: Divulgação)



Os gols de Ricardo Goulart, as defesas de Rogério Ceni, os passes de Conca, os dribles de D’Alessandro – nada disso estará presente no Fifa 15, a mais recente edição do game que fideliza fãs mundo afora. Acontece que a EA (Electronic Arts), empresa responsável pelo jogo, não encontrou segurança jurídica para usar os direitos de imagem dos jogadores que atuam no Brasil em seu banco de dados. O resultado é decepção geral: para os criadores do jogo, para o público, para os clubes e para os próprios atletas.



A situação não é simples. A EA negocia diretamente com os clubes, e aí não encontra problemas: está de acordo com todos os da Série A e poderia usar suas marcas tranquilamente. Os clubes, por sua vez, fazem acordos de direitos de imagem com seus atletas para usos múltiplos, mas esse é um universo muito heterogêneo. A empresa percebeu um ambiente nebuloso, no qual ter um acordo com as equipes não é sinônimo de ter um acordo com os atletas. E não encontrou um órgão que os representasse conjuntamente nesse tipo de negociação.



- Ficou claro que não está claro – resumiu Jonathan Harris, gerente de negócios da EA no Brasil.



Sob pena de sofrer processos por uso indevido de imagem dos jogadores, a EA resolveu não correr o risco. Ao firmar acordo com os clubes, a empresa se sente segura para usar seus nomes, suas cores, suas camisas, seus escudos. Mas os jogadores, com seus nomes próprios, com a representação de suas feições e características físicas, fogem desse universo. É esse o acordo que falta.



- Com os clubes, o acordo é sobre uso de escudos, de camisas, o nome do clube. Mas isso não significa direito de imagem dos jogadores. Mesmo que alguns clubes digam que têm, é difícil ter certeza disso. De qualquer forma, se a EA usar o nome do jogador e o jogador não quiser, ele vai atrás da EA, não do clube. Tem que falar com cada jogador, com cada clube, com empresário... – explica Harris.



VEJA TAMBÉM
- ORGULHO MUITO GRANDE! Abel exalta as crias do Verdão após vitória na Libertadores
- Palmeiras é forte candidato ao título do Super Mundial, afirma Neto.
- Veiga reconhece fase ruim e elogia Luís Guilherme pelo gol marcado.





3705 visitas - Fonte: Globoesporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras