Grama sintética "ajudará" Palmeiras? As controvérsias do campo artificial

10/1/2020 08:34

Grama sintética "ajudará" Palmeiras? As controvérsias do campo artificial

Grama sintética

Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress



A partir de março, o Palmeiras passará a jogar em gramado artificial quando estiver no Allianz Parque. A mudança traz a certeza de menos jogos disputados fora de casa por conta de eventos na arena, mas ainda é uma incógnita para os atletas palmeirenses no aspecto técnico. Para se ter uma ideia, Mano Menezes, quando ainda era técnico do Alviverde, e Jorge Sampaoli, quando entrevistado para o cargo, deram a opinião que até a montagem do elenco precisava ser diferente por conta do gramado. Na análise dos dois, era importante contar com atletas rápidos, que poderiam explorar o fato de a bola correr mais.







LEIA TAMBÉM: Florida Cup, boa ou ruim? Eis a questão



Já Vanderlei Luxemburgo tem preocupação com os jogos que serão disputados em grama natural. O treinador pondera que o time não pode ficar tão focado apenas no sintético se vai atuar diversas vezes fora de casa, majoritariamente em gramado diferente, em todas as competições que disputar. Nesse sentido, o Palmeiras está preparado para oferecer as duas opções. Na Academia de Futebol, haverá um gramado sintético, que já está em reforma, e dois de grama natural. É provável que os treinos no artificial sejam minoria.



Tiago Nunes, ex-técnico do Athletico e hoje no Corinthians, foi um dos treinadores que mais acompanharam o processo de adaptação dos atletas. Na visão dele, o mais importante é a qualidade da grama instalada. Ele aponta que o jogo fica mais rápido e que os atletas precisam se adaptar a isso na hora de tratar com a bola, pensando em domínio, chutes e passes. O comandante sempre apontou que a boa qualidade de passe é fundamental para que o sintético ajude algum time.



Na visão do treinador, inclusive, é questão de tempo para que mais equipes adotem o mesmo modelo. A manutenção é mais fácil e mais barata e garante muito mais praticidade caso as grandes arenas precisem se adaptar para receber mais eventos. A diferença de grama sintética já foi alvo de reclamação por parte de muitos atletas adversários do Athletico. Guerrero, do Inter, Júlio César, na época goleiro do Fluminense, e Wellington Paulista, na época atacante da Chapecoense, são exemplos de atletas que disseram não ser justa a diferença entre arenas.



O Palmeiras se preocupou bastante com a qualidade do gramado e foi na Europa buscar as melhores referências para colocar em sua casa. As reformas palmeirenses serão conduzidas pela Soccer Grass. Os representantes do clube que foram até a Holanda voltaram impressionados e dizem que a tecnologia empregada é superior à existente na Arena da Baixada. De acordo com o estudo do Núcleo de Saúde e Performance do Palmeiras, inclusive, haverá diminuição de número de lesões. Para isso, haverá uma necessidade de um trabalho de musculação preventiva diferente das demais.





Palmeiras, verdão, alviverde, Alianz Parque, paulista, título, CT da Barra funda, Vanderlei, Luxemburgo, Luxa, professor, técnico,





VEJA TAMBÉM
- ORGULHO MUITO GRANDE! Abel exalta as crias do Verdão após vitória na Libertadores
- Palmeiras é forte candidato ao título do Super Mundial, afirma Neto.
- Veiga reconhece fase ruim e elogia Luís Guilherme pelo gol marcado.





3111 visitas - Fonte: Uol

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras