[ANÁLISE] Da alta performance à previsibilidade

15/10/2021 11:42

[ANÁLISE] Da alta performance à previsibilidade

Postura controladora pode ser a solução

[ANÁLISE] Da alta performance à previsibilidade

A gestão de Abel Ferreira passa por momentos instáveis, que parecem piorar a cada apresentação do Palmeiras. Não conseguiu vitória nos sete últimos jogos que disputou. No Brasileirão não vence a cinco jogos, apresentando desempenho bem distante daquele que fez o Verdão encantar a todos na temporada passada.



Ao invés de brigar pelo título brasileiro afrontando o líder Atlético Mineiro, perdeu posições, estando atualmente na quinta colocação, com 16 pontos a menos que o líder. Já adentrando ao terço final da competição, reconquistar a vice-liderança se tornar cada vez mais complicado, principalmente por estar em viés de baixa produtividade.


Os últimos jogos disputados pelo Brasileirão mostram que o desempenho irregular da equipe palmeirense, independe da qualidade do adversário. O Verdão não conseguiu ser superior frente ao Bahia e ao Juventude que brigam na parte de baixo da tabela, para não serem rebaixados e nem contra o Bragantino e Corinthians. O Bragantino faz boa campanha e atualmente está na terceira colocação no campeonato e o Corinthians está em franca recuperação de sua performance.


Analisando o momento do time, podemos sugerir que está havendo perda de identidade tática, pois as oscilações são frequentes, sem indícios claros de recuperação, com os mesmos defeitos se repetindo independentemente da qualidade do adversário. É delicado presenciar que o trabalho que começou a menos de um ano, atingindo rapidamente alto patamar, pode oscilar tão drasticamente.


Na verdade o Palmeiras com Abel Ferreira não apresentava alta performance em termos de qualidade de jogo. O time tem tendência a jogar mais reativamente, com estilo mais conservador, mas em contrapartida, era muito eficiente e seguro atingindo bons resultados.


No retrospecto recente, vem perdendo, paulatinamente, a segurança defensiva e a rapidez nos contra-ataques. O time está se tornando cada vez mais vulnerável, não conseguindo mostrar superioridade, frente a qualquer que seja o estilo adotado pelo adversário. Nem a letalidade e a objetividade que eram marcas do trabalho de Abel Ferreira, estão aparecendo nos últimos jogos do Palmeiras.


Como o Brasileirão é um campeonato que premia a regularidade e o time vem apresentando sérias instabilidades, é preocupante essa queda de rendimento, pois outros times como o Flamengo, Bragantino e Fortaleza que estão em viés positivo, dificilmente vacilarão a ponto de perderem suas posições conquistadas até o momento na competição.


Na Libertadores, apesar de ter conseguido a classificação para a disputar a final contra o Flamengo, o Palmeiras não foi aquele time seguro e letal ofensivamente contra o Atlético Mineiro. Nos dois jogos da semifinal, vejo o Galo como injustiçado, pois se apresentou mais organizado. O Verdão foi beneficiado pelo regulamento que prevê vantagem para o time que marca gol fora de casa.


O momento dos dois finalistas na Libertadores é tão diferente, que é natural apontar o favoritismo para o time carioca, principalmente pela adaptação que está apresentando ao esquema propositivo, trazido pelo novo técnico Renato Gaúcho. O time está tão organizado que as situações acabam fluindo naturalmente.


É certo que deve haver mudança radical para o Palmeiras retomar a alta produtividade na temporada, mas emergencialmente acredito que o ponto central deve ser a qualidade do meio campo, deixando a intensidade para segundo plano, enquanto os resultados não aparecem. Atuar de forma controladora, com esquema mais envolvente seria o mais viável, tentando assumir o protagonismo com a posse de bola e o meio-campo mais técnico.


A reformulação tática poderia começar com a substituição de Wesley por Scarpa, para tornar o time mais propositivo e com menor velocidade. Dudu e Rony mais centralizados afim de aumentar a criatividade. Luiz Adriano ou Deyverson mais adiantados no comando do ataque para finalizar as jogadas.



Com uma mudança de postura tática, o Palmeiras ainda tem chance de conquistar o titulo da Libertadores e de melhorar sua posição no Brasileirão.

#palmeiras #verdao #alviverde #analise #desempenho



VEJA TAMBÉM
- ORGULHO MUITO GRANDE! Abel exalta as crias do Verdão após vitória na Libertadores
- Palmeiras é forte candidato ao título do Super Mundial, afirma Neto.
- Veiga reconhece fase ruim e elogia Luís Guilherme pelo gol marcado.





1959 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras