O diretor de segurança da Fifa, Ralf Mutschke, afirmou na manhã desta sexta-feira no briefing diário promovido pela entidade no auditório do Maracanã que o futebol, de uma forma global, está ameaçado pela manipulação de resultados. De acordo com o dirigente, há redes criminosas tentando se infiltrar no esporte por todo o planeta. Ele ressaltou a quantidade de filiados ligados ao esporte, o que torna bastante complicada o controle de todas as partidas disputadas fora da jurisdição da Fifa, que não tem responsabilidade por todos os campeonatos disputados.
- Gostaria de começar dizendo outra coisa não muito nova: futebol está ameaçado por manipulação de resultados e criminosos que querem se infiltrar no futebol. Temos de proteger a credibilidade do torneio. Não é apenas a Fifa, são 209 associações membros e seis confederações. Então é fácil de concluir, o objetivo é lutar contra a manipulação e proteger a integridade. Estamos olhando cada caso e cada alegação, mas têm de ter em mente a jurisdição. Não estamos à frente de todas as partidas conduzidas em nível nacional.
O diretor disse que houve investigação por parte da entidade para evitar fraudes nesta Copa.
- Nós olhamos sim os dados históricos, carreiras, analisamos as informações disponíveis, tudo o que tem a ver com jogos suspeitos. Tudo isso é integrado, colocado em um banco de dados.
Se os árbitros são alvos de suspeitas e não são investigados ou condenados, essa informação deve estar retratada e à disposição para ser analisada. Antes da Copa analisamos bem a situação dos árbitros, mas não só os árbitros, todas as pessoas que eventualmente possam estar envolvidas com manipulação de jogos.
Estava falando da experiência com a Copa de 2010. Todos sabemos que houve partidas manipuladas (antes do início do Mundial). E por causa disso, monitoramos entre 15 de maio e 11 de junho de 2014, 89 partidas e nenhuma delas tivemos indicação de manipulação.
Para Mutschke, a chave para combater a manipulação é a educação e medidas de prevenção. Ele reconhece, porém, que é necessário acompanhamento constante.
- O problema da manipulação de resultados é global. A chave do sucesso para mim é prevenção e educação. Claro, investigação é muito importante, mas temos de educar as pessoas, não apenas investigar. Pedimos que as associações tenham suas próprias iniciativas contra isso. Ajudá-los é importante, temos de dar assistência.
3600 visitas - Fonte: Globo Esporte