Uma das sensações da Copa do Mundo 2014, a seleção colombiana irá medir forças com a tradicional Celeste na tarde desde sábado (28) em busca de uma vaga nas quartas de final do Mundial.
No duelo sul-americano, mais do que de Pablo Armero, ex-jogador do Palmeiras, titular da lateral-esquerda da Colômbia, os torcedores palestrinos poderão relembrar de 19 partidas do Verdão contra times colombianos.
O mais importante dos 19 encontros entre Palmeiras e times da Colômbia aconteceu em 1999, na histórica decisão da Copa Libertadores vencida pelo Alviverde, então comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, agora na Seleção Brasileira.
Após perder o primeiro jogo da final por 1 a 0, o Verdão venceu o Deportivo Cali por 2 a 1 (gols de Oséas e Evair), no Palestra Italia, e faturou o troféu mais importante da América do Sul nos pênaltis (confira ficha técnica abaixo).
“Eu não pipocava em decisão. Nunca tive medo de decidir. Acho que sou um predestinado. O gol da Copa do Brasil (que classificou o Verdão para o torneio continental) e o da final da Libertadores estão entre os mais importantes da minha carreira.
Fico arrepiado só de falar”, falou Oséas, autor do segundo gol do Palmeiras na finalíssima do torneio sul-americano.
Ao todo, o Palmeiras venceu os colombianos 12 vezes, empatou quatro jogos e foi superado em apenas três oportunidades. O primeiro encontro aconteceu em 1960, quando o Palmeiras triunfou sobre o Nacional de Medelín por 2 a 1. Já o último confronto foi realizado em 2012, em partida válida pela Copa Sul-Americana, ante o Milionários – o Verdão foi derrotado por 3 a 0, na Colômbia.
Em 1994, também ano de Copa do Mundo, o Palmeiras encarou a própria seleção colombiana, em Bogotá, e perdeu o jogo por 3 a 0. Três anos depois, no único jogo em campo neutro da história do confronto, em Miami, nos Estados Unidos, o Alviverde empatou em 2 a 2 com o Atlético Júnior.
A maior goleada da história dos jogos entre colombianos e palmeirenses aconteceu em 1962, quando o Verdão aplicou sonoro 5 a 1 sobre o América de Cali. Os gols do massacre foram marcados por Américo, Julinho (2), Castroman (contra) e Chinesinho.
12258 visitas - Fonte: Site Oficial Palmeiras