Luis Suárez está fora da Copa do Mundo de 2014
Usando como gancho as polêmicas envolvendo o uruguaio Luis Suárez, que mordeu o italiano Giorgio Chiellini, na vitória por 1 a 0 de sua seleção contra a Itália, o jornalo britânico Daily Mail publicou neste sábado uma lista com os maiores vilões da história do futebol.
Suárez, atualmente o jogador mais comentado do mundo, ficou na primeira colocação do ranking, que não se esqueceu dos encrenqueiros do Brasil. Edmundo também foi lembrado.
Não foi gol e nem título, mas a rebolada de Edmundo diante de Gonçalves pelo 1º jogo da decisão do Carioca-1997 ficou marcada para sempre
Veja a lista:
10. Harald Schumacher
O goleiro alemão é autor de uma das falta mais duras da história dos Mundiais. Em 1982, na semifinal contra a França, se chocou com o francês Patrick Battiston. O rival levou a pior ficou inconsciente imediatamente e perdeu três dentes. Ironicamente, o juiz marcou falta a favor da Alemanha. Mesmo assim, Schumacher ficou com fama de desleal.
9. Eric Cantona
Cantona é um dos principais responsáveis pelo ressurgimento do Manchester United nos anos 1990, onde virou ídolo utilizando a lendária camisa número 7, mas o francês também é conhecido por ter "alguns parafusos a menos". A polêmica mais famosa envolvendo o atacante aconteceu em 1995, quando ele invadiu a arquibancada e desferiu uma voadora contra um torcedor. Levou suspensão nove meses e foi obrigado a prestar 120 horas de serviço comunitário como punição.
8. Edmundo
Considerado pelo Daily Mail o atleta mais controverso do Brasil em todos os tempos, Edmundo coleciona em sua carreira uma série de expulsões, arranca-rabos e discussões históricas, desafetos (Romário, Vanderlei Luxemburgo), atitudes polêmicas (abandonou a Fiorentina para desfilar no Salgueiro, em 1998) e processo judiciais. Em 1999, passou uma noite na cadeia após sair sua condenação a quatro anos e meio de prisão por homicídio culposo, em regime semiaberto. Saiu um dia depois, por meio de habeas corpus. Além de tudo isso, como gostam de lembrar os ingleses, Edmundo deu cerveja a um Chipanzé.
Edmundo(no alto) e Tonhão, jogadores do Palmeiras, comemoram com os torcedores a conquista do Campeonato Brasileiro de 1993
7. Andoni Goikoetxea
O apelido 'Carniceiro de Bilbao' diz muito sobre a personalidade de Andoni Goikoetxea. O jogador é famoso por ter causado sérias lesões em Diego Maradona e Bernd Schuster quando ambos defendiam o Barcelona.
6. Roy Keane
O Daily Mail define Roy Keane ao mesmo tempo como "grande vencedor e grande agressor". "Houve momentos em que ele se aproximava do comportamento de um sociopata", diz a publicação.
Em 2001, em partida contra o Manchester City, realizou uma das jogadas mais da história do futebol inglês, ao entrar violentamente no capitão da equipe rival, o norueguês Alf-Inge Håland, que teve de encerrar a carreira devido às consequências da lesão. Roy Keane afirmou depois que não estava arrependido. Disse tratar-se de uma vingança por ter se lesionado em choque com o mesmo Håland na temporada de 1997/98.
5 Duncan Ferguson
Duncan, que não possui parentesco com Alex Ferguson, treinador do Manchester United, era conhecido por seu estilo agressivo, o que resultou em nove cartões vermelhos e uma pena de três meses de prisão em decorrência de um assalto em 1994.
4 Joey Barton
É famoso por se envolver em confusões e ter passado seis meses na cadeia, por várias de brigas.
3 Diego Maradona
O astro argentino que liderou a seleção de seu país rumo ao título do Mundial de 1986 está entre os melhores jogadores de todos os tempos e também entre os mais controversos. Entre as polêmicas, destaque para duas suspensões por uso de cocaína e efedrina e para uma prisão em 1998 por disparar tiros contra jornalistas que rondavam sua residência.
Argentina Inglaterra Maradona Copa 1986
2. Kevin Muscat
Em 2004, quando jogava pelo Millwall Muscat foi suspenso por 12 meses e teve que pagar multa de 250 mil libras (R$ 934 mil) por quebrar a tíbia de Matthew Holmes (do Charlton).
1. Luis Suarez
Centro das atenções da imprensa mundial, o uruguaio foi eleito o mais encrenqueiro de todos os tempos. No currículo de Suárez, três mordidas, a última e mais famosa em Giordano Chiellini, e uma acusação de racismo feita por Patrick Evra, em 2012.
25149 visitas - Fonte: ESPN