[COPA 2014] Alerta para o Brasil: Alemanha jamais perdeu disputa de pênaltis em Copas

7/7/2014 17:25

[COPA 2014] Alerta para o Brasil: Alemanha jamais perdeu disputa de pênaltis em Copas

Brasil e Alemanha decidem nesta terça-feira qual dos gigantes do futebol mundial vai estar no Maracanã no dia 13, para decidir o título da 20ª Copa do Mundo. Será apenas a segunda vez que estarão frente a frente os times que mais atuaram nas história dos Mundiais (a seleção alemã tem 104 partidas, duas a mais que o time brasileiro).



Se o Brasil venceu o único duelo até hoje em Mundiais (o 2 a 0 na final de 2002) e tem larga vantagem no confronto direto (12 vitórias contra quatro do adversário), se depender do retrospecto germânico em disputa de pênaltis, é importante que a Seleção tente decidir a classificação no máximo até a prorrogação. A Alemanha nunca perdeu uma decisão por penalidades máximas em Copas do Mundo. Foram quatro disputas. Com um índice impressionante de acerto: em 18 cobranças, 17 foram convertidas.







A primeira foi em 82, na Espanha. Também na semifinal. A Alemanha fez 1 a 0 na França (com Littbarski), mas sofreu o empate ainda no primeiro tempo, com um pênalti cobrado por Platini. A igualdade seguiu até o fim do período regulamentar. Na prorrogação, os franceses abriram 3 a 1 em um espaço de seis minutos (com Tresor e Giresse). Mas os alemães não se abalaram e precisaram de outros seis minutos para igualar o jogo (Rummenigge e Fischer). Nos pênaltis, a França chegou a estar em vantagem por 3 a 2, após Stielike desperdiçar a única penalidade alemã em disputas do tipo em Copas. Mas os franceses Six e Bossis pararam no goleiro Schumacher e a Alemanha venceu por 5 a 4.



Nas duas Copas seguintes, os alemães também ganharam decisões por pênaltis. Em 86, eliminaram os anfitriões mexicanos nas quartas de final, por 4 a 1, após empate sem gols nos 120 minutos (Allofs, Brehme, Matthäus e Littbarski acertaram).

Quatro anos depois, de novo em uma semifinal, a Alemanha passou à decisão ao superar a Inglaterra por 4 a 3. Brehme, Matthäus, Riedle e Thon marcaram. E os ingleses Pearce e Waddle erraram.







A última vez que a Alemanha precisou decidir a sobrevivência em um Mundial na marca do pênalti foi em 2006. Diante de sua torcida, os alemães bateram os argentinos nas quartas de final por 4 a 2, após empate por 1 a 1 no tempo normal. Mais uma vez, o índice de aproveitamento dos europeus foi de 100% (Neuville, Ballack, Podolski e Borowski converteram; os argentinos Ayala e Cambiasso pararam no goleiro Lehmann).







O Brasil também participou de quatro disputas de pênalti em Mundiais. E perdeu somente a primeira. Em 86, Sócrates, Platini e Júlio César erraram, e a França ficou com a vaga na semifinal, ao vencer por 4 a 3 (1 a 1 no tempo normal, Careca e Platini).



Depois, a Seleção conquistou o tetra em 94 ao superar a Itália nas penalidades máximas (3 a 2) e avançou para a decisão de 98 ao eliminar a Holanda (4 a 2). Além de manter vivo o sonho do hexa em casa ao bater o Chile no último dia 28, no Mineirão, por 3 a 2.



Nesta quatro disputas por penalidade máximas, o Brasil cobrou 18 pênaltis, com 13 acertos.







4365 visitas - Fonte: Globoesporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Qua - 21:30 - Governador Magalhães Pinto -
X
Cruzeiro
Palmeiras

Brasileiro

Ter - 21:30 - Allianz Parque
1 X 3
Palmeiras
Botafogo