O Palmeiras enfrenta o Corinthians, nesta quinta-feira, às 21h35 (de Brasília), na Neo Química Arena, para definir o campeão paulista de 2025. Vencedor das últimas três edições do Estadual, o Verdão perdeu o jogo de ida por 1 a 0 no Allianz Parque. Por isso, precisa ganhar por um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis, e por dois ou mais para ser tetra no tempo normal. O ge lista abaixo cinco motivos para o Verdão acreditar na virada dentro da casa corintiana. Confira:
Tempo para corrigir problemas Abel Ferreira contou com dez dias de intervalo entre as finais, depois de perder no Allianz Parque. Ainda que a maior parte do período tenha sido sem os convocados para seleções (Weverton, Estêvão, Richard Ríos, Piquerez, Emiliano Martínez e Facudo Torres), o técnico viu Mauricio avançar na sua recuperação e teve tempo de treino para Vitor Roque se adaptar melhor ao grupo.
Desempenho como visitante O Palmeiras ainda não perdeu jogando fora de casa nesta temporada. As duas derrotas até aqui aconteceram jogando como mandante, para o Novorizontino, na Arena Barueri, e para o Corinthians, no Allianz Parque. Como visitante, o desempenho é de cinco vitórias e dois empates. Em três destes triunfos, o Verdão conseguiu margem maior do que dois gols de diferença, o necessário para ser campeão no tempo normal (4 a 1 no Guarani, 3 a 0 na Inter de Limeira e 3 a 0 no São Bernardo).
Poder de reação do elenco Sair atrás em finais não é sinônimo de derrota para o Palmeiras na era Abel Ferreira. Nos três títulos que conquistou do Paulistão, inclusive, o cenário era esse: Derrota por 3 a 1 para o São Paulo, em 2022 (vitória por 4 a 0 na volta) Derrota por 2 a 1 para o Água Santa, em 2023 (vitória por 4 a 0 na volta) Derrota por 2 a 1 para o Santos, em 2024 (vitória por 2 a 0 na volta) A diferença dos últimos três anos, contudo, é que o jogo decisivo não será no Allianz Parque. Por ter melhor campanha entre 2022 e 2024, o Palmeiras fez a segunda final em casa. Desta vez é o Corinthians que tem esta vantagem.
Mauricio recuperado? Contar com Mauricio em condições de jogo é uma notícia importante, pois o camisa 18 era o destaque da equipe e artilheiro com cinco gols até sofrer a lesão no joelho. O Palmeiras faz mistério sobre sua condição, mas ele já está recuperado do problema e participou dos treinos com o elenco na semana. Mesmo sem jogar desde 16 de fevereiro, o jogador segue no topo da lista de goleadores do Verdão em 2025, empatado com Estêvão.
A experiência de Abel Um dos maiores campeões da história alviverde, o técnico português está acostumado a jogar decisões: já disputou 14 finais (incluindo a atual) desde que chegou na Academia de Futebol. Em oito delas, terminou como campeão. Se conquistar o nono título em jogo decisivo, Abel vai se isolar como o técnico com mais títulos na história do Palmeiras , com 11. Além das vitórias em mata-mata, ele ganhou duas vezes o Brasileirão.