Jogadores treinam com uniforme verde no CT do Corinthians (Foto: Rodrigo Faber)
O técnico Carlos Queiroz ainda não deu pistas sobre a equipe que utilizará na estreia do Irã na Copa do Mundo, contra a Nigéria, no dia 16, mas tem uma certeza: estudará cada ponto dos adversários e posicionará seu time de acordo com o estilo de jogo dos africanos.
Ainda misterioso em relação às características que podem pesar a favor dos iranianos, o português se valeu de uma metáfora musical para explicar qual será sua atitude na partida na Arena da Baixada, em Curitiba.
– Sabemos qual é a nossa força. Temos de tentar usar toda a nossa energia e estarmos atentos às qualidades da Nigéria. Não podemos dançar “rock and roll” se a Nigéria trouxe batuque africano. O futebol tem de ser jogado de acordo com a realidade. Ter uma estratégia bem montada dentro de campo, além de um pensamento e uma atitude positiva – argumentou.
A primeira partida é considerada de importância fundamental por Queiroz. Uma vitória sobre a Nigéria poderia levar a equipe à última rodada da primeira fase com esperança de classificação.
Ainda que seja derrotado pela Argentina na segunda partida, no dia 21, o confronto com a Bósnia em Salvador, no dia 25, poderia significar a inédita vaga nas oitavas de final. As projeções, porém, estão sendo deixadas de lado pelo técnico neste momento.
Ciente de que o fator psicológico pode pesar muito em uma competição curta como a Copa do Mundo, Carlos Queiroz tem a certeza de que, no momento, os jogadores não pensam em qualquer outro adversário além da Nigéria.
– Estamos focados em termos de trabalho e detalhes. A estratégia é jogo a jogo, minuto a minuto, ação a ação. Temos de jogar essa Copa de segunda a segunda.
Para nós, a Copa neste momento é a Nigéria. Os jogadores estão tranquilos, e nossa preparação mental é dirigida a todos os detalhes da Nigéria. Quando acabar o jogo contra eles, pensaremos nos outros – completou.
A equipe que entra em campo para enfrentar os africanos deverá ser definida no amistoso contra Trinidad e Tobago, domingo, no CT do Corinthians.
A partida representará o último teste do Irã antes do Mundial, e a chance de os asiáticos quebrarem uma série de três empates consecutivos nos últimos amistosos.
3918 visitas - Fonte: GE