Técnico da Croácia descarta pressão sobre brasileiros naturalizados (Foto: Edson Ruiz/COOFIAV/Agência Estado)
Em campo, Eduardo da Silva e Sammir vão vestir o mesmo uniforme quadriculado em branco e vermelho dos companheiros croatas.
Mas o atacante já admitiu publicamente que ficará dividido quando, do outro lado do campo, o rival for o Brasil – o que acontecerá no jogo de abertura da Copa, no dia 12 de junho, em São Paulo.
Apesar de os dois atletas terem nascido no país-sede do Mundial e serem naturalizados, o técnico Niko Kovac acredita que eles não estão mais pressionados do que os demais jogadores para a partida de estreia.
- Não sei por que eles sofreriam qualquer pressão maior. Eles são cidadãos croatas e jogam pela Croácia. Não importa quem esteja do outro lado, seja México, Camarões ou Brasil.
Claro que no coração deles ainda há um sentimento brasileiro, eu entendo perfeitamente. Mas os vejo como croatas, assim como a todo o restante do elenco - disse Niko.
Artilheiro da Copa de 1998 e atual presidente da Federação Croata de Futebol, Davor Suker acredita que o fato de jogar no Brasil pode inclusive motivar Eduardo e Sammir. Com muito bom humor, o ex-jogador disse torcer para que novos talentos brasileiros sigam o mesmo caminho da dupla no futuro.
- Acho que é bom estar em seu país, mostrar que o Brasil é grande. Acho que o Brasil é o país top no mundo para jogadores de talento.
Fico feliz que eles aceitaram a Croácia e se tornaram jogadores croatas. Estamos tão orgulhosos.
Temos 4,5 milhões de habitantes, não somos tão ricos com talentos de futebol. Estamos orgulhosos de ter esses dois. Se tiver outros que queiram ir para a Croácia, vamos recebê-los muito bem.
Convocado para a seleção croata pela primeira vez em 2001, Eduardo da Silva tem grandes chances de ser titular contra o Brasil devido à suspensão de Mario Mandzukic.
Sammir, natualizado há cinco anos, viveu a expectativa de entrar na lista final dos 23 atletas até o último sábado, quando ela foi divulgada.
No desembarque em Salvador, nesta terça-feira, a família do meio-campista ficou frustrada por não poder recepcioná-lo.
O pai, a madrasta, tios e primos foram ao Aeroporto Internacional de Salvador com uma faixa de boas-vindas, mas a delegação saiu do avião e entrou diretamente no ônibus que os levaria até o resort de luxo onde estão hospedados em Mata de São João.
Eduardo da Silva e Sammir são os brasileiros que vão defender a seleção da Croácia na Copa (Foto: Editoria de arte)
O primeiro contato de Sammir e Eduardo com os familiares e o público brasileiro será às 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira, quando a Croácia enfrenta a Austrália em amistoso. O jogo será no Estádio de Pituaçu e terá cobertura em Tempo Real do GloboEsporte.com.
3396 visitas - Fonte: GE