O "palmeirense" Luis Enrique está em Cuiabá para acompanhar o irmão famoso (Foto: Amanda Kastelman)
Um acampamento repleto de bandeiras chilenas. Por lá, barracas e automóveis se misturam com fogos, churrasco e os gritos de ‘’Viva Chile’’. Em meio aos mais de três mil torcedores que vieram de carro ver a estreia da seleção na Copa do Mundo, um deles carrega um motivo especial para estar ali. Mesmo vestido de palmeirense, Luis Enrique é discreto, não faz muito alarde. Irmão mais velho do meia Valdivia, ele quis viajar sem luxo.
- Estar aqui é diferente. Estamos vivendo a torcida, a dor, o sofrimento e a aventura. Além disso, venho com meu filho, Bastian. Vejo meu irmão jogar futebol desde que tinha oito anos. Nos estádios, nas tribunas, nos palcos. Agora queremos vê-lo de forma diferente – disse Luis Enrique Valdivia Toro, de 37 anos.
Luis Enrique fez questão de participar da aventura, dispensando passagens de avião e hospedagem em hotel. Quando consegue acessar a internet, o chileno mantém contato com o irmão através do celular. Segundo ele, Jorge Valdivia demonstra preocupação com a ideia de ver seus familiares cruzando tantos quilômetros de estrada para acampar.
- Estamos nos falando quase todos os dias. Ele sempre pergunta como estamos, ficou um pouco assustado com a viagem que fizemos. Hoje (quarta-feira) perguntei como estava a seleção, e ele disse que estão tranquilos, mas ansiosos com o jogo. Meu irmão fica preocupado com a nossa segurança – explica o irmão do jogador.
Para não criar nenhum tipo de alarde no acampamento, a identidade é guardada em segredo para o restante dos aventureiros chilenos. Além do filho, apenas dois amigos sabem que Luis Enrique é irmão do meia do Palmeiras. Na barraca, eles guardam um pequeno acervo do craque e mais camisas autografadas. O grupo cruzou a estrada desde Santiago por cinco dias.
- No caminho, muitos policiais brasileiros pediram nossa identidade. Não queria mostrar, imagina se são corintianos? – brincou.
O acampamento dos torcedores da ‘’Roja’’ fica em um imenso gramado da Associação Nipo-Brasileira e envolve 800 veículos que cruzaram a estrada .A área reservada para os chilenos conta com patrulhamento da Polícia Militar. A diária custa R$ 15 por pessoa.
A seleção chilena do técnico Jorge Sampaoli estreia na Copa do Mundo nesta sexta-feira, diante da Austrália, na Arena Pantanal, em Cuiabá.
Após a estreia de “La Roja” em Mato Grosso, a caravana chilena irá seguir viagem com destino ao sudeste. O Chile, que está hospedado em Belo Horizonte, integra o Grupo B e vai encarar a atual campeã Espanha no Maracanã, em 18 de junho. Em seguida, encerra a sua participação na primeira fase diante da Holanda no dia 23, na Arena Corinthians, em São Paulo.
O nome do meia da Roja e do Verdão é presença constante no "habitat" dos chilenos em Cuiabá (Foto: Amanda Kastelman)
3819 visitas - Fonte: GE