O pênalti marcado pelo árbitro Yuichi Nishimura em cima de Fred na vitória do Brasil por 3 a 1 sobre a Croácia, quinta-feira, na Arena Corinthians, se transformou em polêmica mundial. A maioria da imprensa internacional condenou a decisão do juiz e deixou no ar um suposto favorecimento aos brasileiros. A repercussão deixou a CBF indignada e preocupada para o restante do Mundial.
O temor é de que os árbitros dos próximos jogos da Seleção entrem em campo pressionados e inclinados a ir contra o Brasil em lances duvidosos. Diante disso, a CBF vai emitir um pronunciamento, provavelmente ainda nesta sexta-feira, que contará com declarações de Fred sobre o lance.
Massimo Busacca, chefe de arbitragem da Fifa, preferiu não dizer expressamente se Yuichi Nashimura errou ou não, mas procurou evidenciar o ângulo de visão do árbitro e evitou comentar sobre uma possibilidade de punição.
Fred cai na área diante da marcação de Lovren: polêmica pode prejudicar Brasil, segundo a CBF (Foto: AP)
Depois do jogo, o técnico croata Niko Kovac disse que a arbitragem foi "ridícula" e que se continuar assim a Copa "vai virar um circo". Luiz Felipe Scolari preferiu ironizar.
- Nós temos cinco títulos mundiais. Talvez tenham organizado cinco circos mundiais. Nunca tivemos Pelé, Garrincha, Tostão, Nilton Santos... E nunca tivemos Neymar. Entendo perfeitamente a manifestação do meu colega. Entendo, respeito. Acho que, pelo resultado, se manifestou dessa forma, coerentemente eu também me manifestaria. Mas não vejo favorecimento nenhum.
3411 visitas - Fonte: GloboEsporte