Idoso coleciona mais de 1500 livros sobre Copas do mundo(Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)
A cidade de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, localizada a 213km da capital do estado, Recife, abraçou com muito carinho o senhor Wilson Rodrigues Coelho, de 78 anos. Semianalfabeto, mas com uma força de vontade invejável conseguiu a proeza de colecionar mais de 1500 livros relacionados as Copas do Mundo.
Wilson saiu do bairro de Casa Amarela, no Recife, para tentar a sorte no Rio de Janeiro, em 1992. Foram 22 anos dedicados a vender revistas e jornais em uma banca, no centro da Cidade Maravilhosa.
A partir daí, surgiu o interesse pelo mundo da bola.
- Durante os dias de trabalho comecei a olhar algumas revistas Placar, mesmo com minha pouca leitura fui me apaixonando pelas histórias das Copas. Por isso, tenho a coleção das edições da revista de 1988 até hoje, todas encadernadas e guardadas no meu quarto.
A casa do pernambucano é modesta, mas visitá-la é como fazer um tour por uma espécie de santuário da bola. Em cada cômodo, uma menção mundial ao esporte com porta-retratos, quadros e camisas.
O senhor de cabelos grisalhos adotou o time do Palmeiras na chegada ao sudeste do país, como o time de coração. Mas não esconde a admiração pela Seleção Argentina. Na galeria de quadros da parede, lugar especial para os hermanos quando foram campeões do mundo de 1986.
- Quando cheguei no Rio fui assistir ao jogo Palmeiras x Fluminense, no Estádio do Maracanã. Daquele dia pra cá, nunca mais deixei de gostar do Verdão.
Também torço para a Argentina - e o momento que mais me marcou foi a final da Copa do Mundo de 1986, quando a seleção venceu a Alemanha, por 3 a 2, no Azteca. Os gols foram de Brown, Valdano e Burruchaga. Lembro do time do Palmeiras de 1966.
Tinha o Toninho Guerreiro, artilheiro; Valdir, Djalma Santos, Ademir, Servílio e Rinaldo. Na época o técnico era Mário Travaglini.
Aos 78 anos ainda joga futebol de botão, mania que não perdeu desde a infância e tem sempre um vizinho na área disponível para uma partida.
- Sempre gostei de esporte, e minha "praia" é o jogo de botão. Sempre aparece alguém querendo jogar com esse velho. Mas digo logo, não é fácil me vencer.
Seu Wilson ainda deu palpite sobre a decisão da Copa do Mundo Fifa 2014. Segundo ele, a final será entre Argentina e Brasil. - Mesmo torcendo para a Argentina, o campeão da Copa será mesmo o Brasil, por 1 a 0, na final.
3408 visitas - Fonte: GE